Publicidade

Raro híbrido de pica-pau brasileiro é flagrado em Santa Catarina

Por  | 

Compartilhe:
Adelcio Muller/Parque Estadual Fritz Plaumann
Adelcio Muller/Parque Estadual Fritz Plaumann

Uma descoberta surpreendente movimentou os observadores de aves em Santa Catarina nesta semana. Um raro híbrido de pica-pau, com características do pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) e do pica-pau-de-cara-canela (Celeus galeatus), foi fotografado no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia (SC), sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA). 

A ave chamou atenção nas redes sociais pela aparência única, resultado da junção de traços físicos das duas espécies. A ocorrência, embora rara, levanta questionamentos sobre os efeitos do hibridismo na conservação das espécies envolvidas, especialmente o pica-pau-de-cara-canela, que é mais raro e ameaçado.

"É impressionante que ele apareceu nas partes mais próximas do centro de visitantes, nas áreas mais antropizadas da unidade de conservação", diz o biólogo Adelcio Muller, em entrevista ao Canaltech. Ele explica que, embora o caso indique possível adaptação, ainda não é possível saber "se isso é uma tendência ou apenas um acaso".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O biólogo destaca ainda que só exames genéticos poderão confirmar se um animal é, de fato, um híbrido. O caso acende um alerta para a necessidade de monitoramento, especialmente em locais onde há sobreposição de habitat e impacto ambiental.

Muller também comenta que, para entender se esse hibridismo representa algo positivo ou negativo, teria que "se estudar a longo prazo e ver se daqui a pouco esse híbrido se tornaria dominante a nível regional, local, se realmente teria vantagens competitivas ou não". De qualquer forma, esse primeiro registro do suposto híbrido de pica-pau brasileiro chama a atenção para a importância da conservação das espécies e da observação contínua da nossa fauna.

Leia também:

VÍDEO | ROBÔ PÁSSARO