Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a maior ilha do mundo?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Janeiro de 2023 às 20h00

Link copiado!

Pexels/Ahmad Zakaria
Pexels/Ahmad Zakaria

Uma ilha é definida como uma porção subcontinental de terra cercada de água por todos os lados — e a maior ilha do mundo é a Groenlândia. Localizada quase que totalmente no Círculo Polar Ártico, ela possui uma área de 2.130.080 quilômetros quadrados, 78% dos quais estão cobertos por gelo. A Groenlândia abriga população de 56.000 habitantes e é um território da Dinamarca.

E qual é a maior ilha do Brasil? É a de Marajó, no estado do Pará, com 40.100 quilômetros quadrados. Essa área faz dela a 35ª maior ilha do mundo, sendo uma ilha fluviomarinha, que está localizada entre um rio e o mar.

Continua após a publicidade

Nosso país também possui a maior ilha fluvial do planeta: a Ilha do Bananal. Localizada no estado do Tocantins, seus 20.000 quilômetros quadrados são cercados pelos rios Araguaia e Javaés.

Qual a diferença entre ilha e continente?

E a Austrália? O país da Oceania também é uma porção de terra cercada de água por todos os lados e, com 7.682.300 quilômetros quadrados, ela é três vezes maior do que a Groenlândia. Todo esse tamanho, porém, faz com que geógrafos a considerem uma massa continental, e não uma ilha.

Na verdade, todos os continentes também são cercados por água e o que os distingue das ilhas é justamente suas dimensões. Podemos dizer então que a partir da área da Austrália, as massas de terra não são mais consideradas ilhas, e sim continentes.

Continua após a publicidade

Outras formações

Além das ilhas, existem outros acidentes geográficos que estão relacionados com a forma com que a terra está cercada por água. Quando um lado ainda está ligado ao continente, temos uma península. Exemplos de península são a Ibérica, formada por Portugal e Espanha, e a do Peloponeso, no sul da Grécia.

Jáuando há uma fina faixa de terra ligando duas porções maiores, ela é chamada de istmo. Um exemplo é o Istmo do Panamá, que conecta as Américas. Nele foi construído o canal de mesmo nome para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, facilitando o trânsito de navios.