Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais as maiores pepitas de ouro já descobertas no Brasil e no mundo?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Fevereiro de 2023 às 11h06

Link copiado!

Imagem: Museums Victoria/CC BY 4.0
Imagem: Museums Victoria/CC BY 4.0

Há 154 anos, no dia 5 de fevereiro, a maior pepita de ouro já vista pela humanidade foi encontrada na Austrália. A pedra — que ficou conhecida como “Welcome Stranger”, Bem-vindo estrangeiro — foi descoberta por dois britânicos em 1869 pesava 72 quilos e possuía 61 centímetros de comprimento.

Em vários momentos ao longo da história, e nos mais diversos países, multidões já entraram em buscas desenfreadas por ouro. O metal faz jus à sua procura, visto que é um ativo que retém seu valor com segurança. Foi na corrida pelo ouro na colonização da Austrália que John Deason e Richard Oats encontraram a pepita recordista, até hoje não superada.

Continua após a publicidade

Com um peso comparável ao de um homem adulto, a Welcome Stranger teve de ser quebrada para caber nas balanças da época. Não há registros fotográficos dela, mas desenhos permitiram com que réplicas fossem feitas posteriormente. A dupla de mineradores recebeu por ela cerca de 10.000 libras — valor que, ajustado de acordo com a inflação, equivale a pouco mais de 900.000 libras. Estimativas da BBC, porém, dizem que a pedra valeria pelo menos o dobro, se descoberta hoje.

É do Brasil!

Como a Welcome Stranger foi quebrada e derretida logo após sua descoberta, a pepita que carrega o título de maior existente é outra — e ela é brasileira. A Pepita Canaã foi encontrada em 1983 por Julio de Deus Filho no estado do Pará. Localizada hoje no Museu de Valores do Banco Central, em Brasília, a pepita pesa 60 quilos.

Continua após a publicidade

Julio descobriu a pedra na Serra Pelada, local que, na década de 1980, se tornou o maior garimpo a céu aberto no mundo. Recebendo mais de 100 mil mineradores, a área teve mais 42 toneladas de ouro extraídas até sua desativação em 1992. O auge da atividade aconteceu justamente no ano em que a Pepita Canaã foi encontrada, com registros oficiais indicando a obtenção de 14 toneladas de ouro em 1983. No início da década de 90, porém, menos de 300 quilos eram encontrados por ano.

A tecnologia entra no jogo

Enquanto Deason, Oats e Julio de Deus suaram para encontrar suas pepitas, Kevin Hillier contou com uma mãozinha da tecnologia para encontrar a “Hand of Faith” — Mão de Fé, em tradução literal. Descoberta também na Austrália em 1980, a pepita de 27 quilos é a maior já encontrada com o auxílio de um detector de metais.

Continua após a publicidade

Vendida por mais de um milhão de dólares, a Hand of Faith está exposta em um casino de Las Vegas.

Fonte: IFL Science