Pescadores dos EUA encontram peixe com "dentes humanos"

Pescadores dos EUA encontram peixe com "dentes humanos"

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 10 de Agosto de 2021 às 13h20
Reprodução/Facebook/Jennette's Pier

O peixe com lábios humanos que circulou pelo Twitter em 2020 pode não ser real, mas na última terça (3), pescadores dos EUA encontraram um peixe com dentes muito parecidos com os de humanos. E esses são de verdade! Trata-se de um sargo-de-dentes (Archosargus probatocephalus).

O peixe, da família dos esparídeos e presente normalmente na costa brasileira, prefere habitats de água rasa, com fundo rochoso e recifal, onde vive em pequenos cardumes. Tem um corpo de formato ovalado e um pouco achatado, e se alimenta principalmente de crustáceos e moluscos.

Mas o que verdadeiramente se destaca são seus dentes tão similares aos dentes humanos: incisivos, molares e caninos, de 6 a 8 dentes iguais, e vários dentes internos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como os humanos, o peixe em questão tem uma dieta diversificada e onívora. Um sargo-de-dentes totalmente adulto apresenta três fileiras de molares em sua mandíbula superior e duas fileiras em sua mandíbula inferior, para melhor triturar as cascas de suas presas. Mas são os incisivos (dentes da frente) do peixe que parecem mais humanoides.

Todos esses dentes se desenvolvem gradualmente ao longo da vida do peixe, conforme o animal cresce. Na foto compartilhada no Facebook pelo Jennette's Pier, é possível ver duas novas fileiras de molares se desenvolvendo na parte de trás da mandíbula inferior do peixe. Em outra foto, conseguimos ver melhor as listras espalhadas por suas escamas, algo que também o torna um peixe de destaque:

Fonte: Live Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.