Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pescadores dos EUA encontram peixe com "dentes humanos"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Agosto de 2021 às 13h20

Link copiado!

Reprodução/Facebook/Jennette's Pier
Reprodução/Facebook/Jennette's Pier

O peixe com lábios humanos que circulou pelo Twitter em 2020 pode não ser real, mas na última terça (3), pescadores dos EUA encontraram um peixe com dentes muito parecidos com os de humanos. E esses são de verdade! Trata-se de um sargo-de-dentes (Archosargus probatocephalus).

O peixe, da família dos esparídeos e presente normalmente na costa brasileira, prefere habitats de água rasa, com fundo rochoso e recifal, onde vive em pequenos cardumes. Tem um corpo de formato ovalado e um pouco achatado, e se alimenta principalmente de crustáceos e moluscos.

Mas o que verdadeiramente se destaca são seus dentes tão similares aos dentes humanos: incisivos, molares e caninos, de 6 a 8 dentes iguais, e vários dentes internos.

Continua após a publicidade

Como os humanos, o peixe em questão tem uma dieta diversificada e onívora. Um sargo-de-dentes totalmente adulto apresenta três fileiras de molares em sua mandíbula superior e duas fileiras em sua mandíbula inferior, para melhor triturar as cascas de suas presas. Mas são os incisivos (dentes da frente) do peixe que parecem mais humanoides.

Todos esses dentes se desenvolvem gradualmente ao longo da vida do peixe, conforme o animal cresce. Na foto compartilhada no Facebook pelo Jennette's Pier, é possível ver duas novas fileiras de molares se desenvolvendo na parte de trás da mandíbula inferior do peixe. Em outra foto, conseguimos ver melhor as listras espalhadas por suas escamas, algo que também o torna um peixe de destaque:

Fonte: Live Science