Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Matando um meme: o peixe com lábios humanos, infelizmente, não é real

Por| 16 de Julho de 2020 às 12h23

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Twitter)
(Imagem: Reprodução/Twitter)

Nos últimos dias, uma imagem bastante estranha da vida marítima tomou as redes sociais. Até aí, nada de novo: considerando que sabemos mais sobre o espaço do que sobre os nossos próprios oceanos (menos de 10% de nossas águas são mapeadas, segundo a autoridade oceanógrafa norte-americana), “foto de peixe estranho” chega até a ser um pleonasmo.

Mas esse é um caso especial porque, bom, supostamente o peixe estranho clicado em câmera tem lábios e dentes bastante parecidos com os de um ser humano. Veja você mesmo:

Se você, ao ver a imagem acima, já está gritando nos comentários “FAAAAAAAAAAKE”, bom, você está certo. A foto acabou virando notícia graças ao site do The Mirror, um conhecido tabloide britânico que tem uma certa fama por publicar notícias sem a devida checagem. O jornal chega a afirmar que “essa é de fato uma espécie de peixe dentuço cujo nome é triggerfish”. Bom, a espécie é real: aqui no Brasil, ele é conhecido como “peixe-porco”. Também é real que esse peixe é, digamos, “beiçudo”. Mas segundo uma pesquisa mais aprofundada do CNET, que entrevistou um especialista em vida marítima, o peixe-porco não tem lábios nem dentes parecidos os nossos.

Continua após a publicidade

“O peixe-porco oceânico é mais endêmico à Grande Barreira de Coral e ataca nadadores que chegam muito perto de seu ninho”, contou ao CNET o ecologista marinho David Booth, da Universidade de Tecnologia de Sydney, Austrália. “Seus dentes são bem fortes e podem até arrancar um dedo. Eles [os dentes] são grandes, porém nada parecidos com os humanos, então sim, as imagens parecem ser falsas”

Ou seja: Photoshop agiu com força aí. Para contextualizar, aqui vai um vídeo de um verdadeiro peixe-porco atacando mergulhadores:

O CNET também aponta para o link de um esqueleto do peixe-porco, notando que, embora seus dentes sejam relativamente protrusos e evidentes, em nada se assemelham aos que você ocasionalmente esquece de escovar todo dia. Não que isso vá impedir você de fazer montagens com legendas duvidosas (poste a sua nos comentários, aliás!), mas de qualquer forma, vale o conhecimento.

Continua após a publicidade

Fonte: The Mirror; CNET; NOAA