Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que são combustíveis fósseis?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Dezembro de 2023 às 15h44

Link copiado!

Joey Harris/Unsplash
Joey Harris/Unsplash

Muitos ainda carregam dúvidas sobre o que são combustíveis fósseis. Esses recursos vêm de restos orgânicos de plantas e animais que viveram há milhões de anos, que são decompostos e submetidos a altas temperaturas ao longo do tempo. Na prática, essas substâncias são ricas em carbono, como o carvão, o petróleo e o gás natural.

Além do carbono, os combustíveis fósseis são feitos de hidrogênio e, em menor quantidade, outros elementos como nitrogênio, enxofre e oxigênio. E é justamente por liberarem uma grande quantidade de energia quando queimados que eles atuam de modo eficiente como fontes de energia.

Definição de combustíveis fósseis

Continua após a publicidade

Os combustíveis fósseis podem ser definidos como recursos não renováveis, por dois motivos: a formação leva milhões de anos e a taxa de consumo atual é muito mais rápida do que a taxa de formação.

Segundo um artigo da Natural Resources Defense Council sobre o que são combustíveis fósseis, podemos chegar à seguinte colocação: “Por mais de um século, a queima de combustíveis fósseis gerou a maior parte da energia necessária para impulsionar nossos carros, abastecer nossos negócios e manter as luzes acesas em nossas casas”.

A organização ainda menciona que, atualmente, “estamos pagando o preço”, e que o uso de combustíveis fósseis para obter energia tem causado um enorme impacto na humanidade e no meio ambiente, desde a poluição do ar e da poluição da água.

Carvão

Continua após a publicidade

O carvão é formado por um processo conhecido como diagênese. Ocorre ao longo de milhões de anos e é a transformação da matéria orgânica acumulada em pântanos e áreas úmidas em carvão.

À medida que a matéria orgânica se acumula, é coberta por sedimentos. O aumento gradual da pressão dos sedimentos sobre a matéria orgânica contribui para o processo de soterramento.

O carvão é extraído por meio de mineração, que pode ser por diferentes métodos de mineração, como ao ar livre ou subterrânea, dependendo da profundidade e da localização das reservas de carvão.

Petróleo

Continua após a publicidade

O petróleo passa por um processo semelhante. Com o passar do tempo, os materiais que constituem o petróleo adquirem novas camadas de sedimentos. Essa matéria orgânica é então sepultada e sujeita à ação de microorganismos, que a decompõem em compostos orgânicos mais simples, como querogênio.

Em seguida, a matéria orgânica é transformada em querogênio sob pressão e temperatura elevadas. Vale lembrar que o petróleo é extraído de reservatórios subterrâneos através da perfuração de poços.

Gás natural

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o gás natural é composto principalmente por metano e é frequentemente encontrado em associação com depósitos de petróleo.

O gás natural pode se acumular em reservatórios subterrâneos quando encontra camadas de rochas impermeáveis e é extraído desses reservatórios subterrâneos por meio de perfuração de poços de gás.

Para que servem os combustíveis fósseis

Basicamente, a principal utilização dos combustíveis fósseis visa a geração de energia. Eles são queimados para produzir calor, que é então convertido em eletricidade em usinas termelétricas.

Continua após a publicidade

Mas no caso do petróleo, quando refinado, pode produzir combustíveis líquidos, como gasolina e diesel. Produtos refinados do petróleo incluem querosene e óleo lubrificante para máquinas e motores.

Já o gás natural pode ser usado como combustível para veículos e em aplicações industriais. Enquanto isso, o carvão pode ser usado na produção de aço e em alguns processos industriais, além de ser uma fonte significativa de produtos de carbono utilizados em pneus e na indústria.

Poluição por combustíveis fósseis

Mas apesar de muito utilizados, são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, por isso a Organização das Nações Unidas debate a redução do uso de combustíveis fósseis.

Continua após a publicidade

Esses materiais estão diretamente ligados a emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e da água e até a impactos na biodiversidade. Também estão associados ao aquecimento global.

Além de entender o que são combustíveis fósseis, é relevante saber seu males: a poluição gera problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo problemas neurológicos.

Fonte: NRDC, Eurostat