O que são combustíveis fósseis?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Muitos ainda carregam dúvidas sobre o que são combustíveis fósseis. Esses recursos vêm de restos orgânicos de plantas e animais que viveram há milhões de anos, que são decompostos e submetidos a altas temperaturas ao longo do tempo. Na prática, essas substâncias são ricas em carbono, como o carvão, o petróleo e o gás natural.
Além do carbono, os combustíveis fósseis são feitos de hidrogênio e, em menor quantidade, outros elementos como nitrogênio, enxofre e oxigênio. E é justamente por liberarem uma grande quantidade de energia quando queimados que eles atuam de modo eficiente como fontes de energia.
Definição de combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis podem ser definidos como recursos não renováveis, por dois motivos: a formação leva milhões de anos e a taxa de consumo atual é muito mais rápida do que a taxa de formação.
Segundo um artigo da Natural Resources Defense Council sobre o que são combustíveis fósseis, podemos chegar à seguinte colocação: “Por mais de um século, a queima de combustíveis fósseis gerou a maior parte da energia necessária para impulsionar nossos carros, abastecer nossos negócios e manter as luzes acesas em nossas casas”.
A organização ainda menciona que, atualmente, “estamos pagando o preço”, e que o uso de combustíveis fósseis para obter energia tem causado um enorme impacto na humanidade e no meio ambiente, desde a poluição do ar e da poluição da água.
Carvão
O carvão é formado por um processo conhecido como diagênese. Ocorre ao longo de milhões de anos e é a transformação da matéria orgânica acumulada em pântanos e áreas úmidas em carvão.
À medida que a matéria orgânica se acumula, é coberta por sedimentos. O aumento gradual da pressão dos sedimentos sobre a matéria orgânica contribui para o processo de soterramento.
O carvão é extraído por meio de mineração, que pode ser por diferentes métodos de mineração, como ao ar livre ou subterrânea, dependendo da profundidade e da localização das reservas de carvão.
Petróleo
O petróleo passa por um processo semelhante. Com o passar do tempo, os materiais que constituem o petróleo adquirem novas camadas de sedimentos. Essa matéria orgânica é então sepultada e sujeita à ação de microorganismos, que a decompõem em compostos orgânicos mais simples, como querogênio.
Em seguida, a matéria orgânica é transformada em querogênio sob pressão e temperatura elevadas. Vale lembrar que o petróleo é extraído de reservatórios subterrâneos através da perfuração de poços.
Gás natural
Enquanto isso, o gás natural é composto principalmente por metano e é frequentemente encontrado em associação com depósitos de petróleo.
O gás natural pode se acumular em reservatórios subterrâneos quando encontra camadas de rochas impermeáveis e é extraído desses reservatórios subterrâneos por meio de perfuração de poços de gás.
Para que servem os combustíveis fósseis
Basicamente, a principal utilização dos combustíveis fósseis visa a geração de energia. Eles são queimados para produzir calor, que é então convertido em eletricidade em usinas termelétricas.
Mas no caso do petróleo, quando refinado, pode produzir combustíveis líquidos, como gasolina e diesel. Produtos refinados do petróleo incluem querosene e óleo lubrificante para máquinas e motores.
Já o gás natural pode ser usado como combustível para veículos e em aplicações industriais. Enquanto isso, o carvão pode ser usado na produção de aço e em alguns processos industriais, além de ser uma fonte significativa de produtos de carbono utilizados em pneus e na indústria.
Poluição por combustíveis fósseis
Mas apesar de muito utilizados, são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, por isso a Organização das Nações Unidas debate a redução do uso de combustíveis fósseis.
Esses materiais estão diretamente ligados a emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e da água e até a impactos na biodiversidade. Também estão associados ao aquecimento global.
Além de entender o que são combustíveis fósseis, é relevante saber seu males: a poluição gera problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo problemas neurológicos.