SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que é veranico?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Agosto de 2023 às 17h05

Link copiado!

Ilovehz/Freepik
Ilovehz/Freepik

Quem acompanha as previsões do tempo e os fenômenos meteorológicos que afetam o Brasil já deve ter visto a expressão veranico, também conhecida como veranito. De forma simples, a palavra veranico descreve uma espécie de "verão fora de época". Afinal, é marcado por um período de altas temperaturas no outono ou no inverno.

Considerando as características do Hemisfério Sul, os veranicos podem ocorrer entre os meses de março a junho (outono) ou ainda entre junho a setembro (inverno). Dependendo da cidade e da região, a ocorrência de um veranico pode ser uma boa oportunidade para ir à praia, mesmo fora da temporada, com baixa probabilidade de chuva e forte insolação.

Continua após a publicidade

No entanto, esse calor pode ter também as suas consequências negativas. Como o fenômeno é marcado pela estiagem e baixa umidade, o veranico pode provocar perdas nas plantações e facilitar os incêndios.

Entenda o que é veranico

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um dos primeiros pesquisadores a definir o que seria um veranico no Brasil foi o médico e meteorologista Floriano Peixoto Machado, ainda nos anos 1950. Na época, ele investigava o fenômeno que provoca o verão fora de época no Rio Grande do Sul. Por lá, o mais recorrente é o "veranico de maio" no outono. Hoje, sabe-se que o fenômeno pode atingir outros estados, incluindo São Paulo e até Rondônia.

Na pesquisa de Machado, um veranico era oficialmente definido como:

Continua após a publicidade
  • Temperaturas máximas superiores a 25 ºC;
  • Temperaturas mínimas superiores a 12ºC;
  • Duração mínima de 4 dias;
  • Período com céu limpo ou névoa ao amanhecer;
  • Calmaria e ventos fracos (menor ou igual a 5,4 m/s, segundo a escala de Beaufort).

Passados mais de 70 anos, esta continua a ser a definição geral do que é um veranico, com as devidas adaptações para cada região brasileira, como apontam pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em artigo. Só vale acrescentar a baixa umidade relativa do ar e a estiagem típica.

Entre os fatores que explicam a estiagem acompanhada por calor intenso durante um veranico, está a presença de massas de ar secas e quentes, que foram formadas por sistemas de alta pressão atmosférica. Como já mencionado, isso pode ocorrer mesmo em pleno inverno.

Continua após a publicidade

Todo calor fora de época é veranico?

Por conta da definição do que é um veranico, existem alguns usos incorretos (e comuns) da expressão. Por exemplo, um único dia ou dois dias mais quentes no outono ou inverno não devem ser referidos como períodos de veranico. Afinal, o fenômeno é marcado por pelo menos quatro dias atípicos de calor maior que a média esperada para determinada localidade naquela estação.

Fonte: Inmet e UFPeL