Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nuvem de areia do Deserto do Saara avança sobre a Europa e deixa céu alaranjado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2022 às 17h36

Link copiado!

Reprodução/Rafael Nexus
Reprodução/Rafael Nexus

No início desta semana, uma tempestade de areia vinda do Deserto do Saara atingiu diversos países da Europa Ocidental, produzindo um céu bastante alaranjado, lembrando a estética de alguns filmes distópicos. Segundo especialistas climáticos, essa poeira continuará avançado sobre o continente até o fim da semana, quando os padrões de vento mudarão de direção.

Na tarde de segunda-feira (14), uma nuvem de areia vinda do Deserto do Saara, na África, começou a avançar sobre diversos países da Europa, atingindo principalmente Portugal e Espanha, onde moradores se assustaram com o efeito provado pelas partículas: um céu extremamente alaranjado.

Continua após a publicidade

Ainda assim, a nuvem de poeira segue se deslocando para as regiões mais ao norte do continente europeu, alcançando os céus dos países como França, Suíça, norte da Itália e até mesmo da Alemanha. O fenômeno é até comum, mas há décadas ele não alcançava a Europa.

O meteorologista Joe Curtis, da AccuWeather, diz que a poeira está sendo empurrada para o norte europeu pelos ventos de corrente de jato de nível superior. Muito potente, a corrente conseguiu deslocar essa massa de partícula do Saara através do Mediterrâneo até a Europa.

Continua após a publicidade

Efeitos da poeira do Saara sobre a Europa

Além do céu alaranjado em diversos países da Europa, a nuvem de poeira do Saara contribuiu para o aumento da poluição do ar no continente. O poluente é o material particulado (PM), conhecido como aerossóis.

O PM pode entrar no sistema respiratório e provocar pequenas irritações nos olhos e garganta, além de problemas mais graves nos pulmões e corações de pessoas que já tenham alguma doença respiratória. As autoridades locais orientam que os moradores evitem atividades ao ar livre nos próximos dias por conta disso.

Continua após a publicidade

Nessa terça (15), a qualidade do ar em Portugal e Espanha, por exemplo, atingiu níveis perigosos. A cordilheira dos Pireneus, que separa Península Ibérica do restante da Europa, bloqueou parte dessa poeira, e por isso os níveis de poluição do ar na França não são tão extremos.

A corrente responsável pelo avanço da poeira saariana sobre a Europa continuará até, pelo menos, o meio dessa semana, quando os padrões de vento mudaram a direção dela. Até lá, as partículas podem se espalhar ainda mais pelo continente.

Vale lembrar que, na semana passada, parte dessa nuvem chegou à costa brasileira, mas não produziu o mesmo efeito do céu alaranjado como observado em várias partes da Europa nesta semana.

Continua após a publicidade

Fonte: Via AccuWeather, Yourweather.co.uk