Publicidade

Navio naufragado há mais de 500 anos é encontrado quase intacto na Europa

Por| 23 de Julho de 2019 às 22h30

Link copiado!

Reprodução: Deep Sea Productions/MMT
Reprodução: Deep Sea Productions/MMT

Foi encontrado no Mar do Báltico, no norte da Europa, um navio naufragado e tão preservado que está quase intacto, possivelmente posicionado lá por cerca de 500 anos. Segundo arqueólogos, o navio pode ter afundado ainda na era do Renascimento, entre o final do século XV e início do século XVI, na era de Cristóvão Colombo e Leonardo DaVinci, como nota o Science Alert.

Na época, não era comum que as pessoas nomeassem os seus barcos; portanto, a origem precisa do navio ainda é desconhecida. Por enquanto, ele está sendo chamado de Okänt Skepp, que significa "navio desconhecido" em sueco.

Rodrigo Pacheco-Ruiz, arqueólog da empresa de pesquisas marítimas MMT, conta que o casco está intacto e os mastros no lugar, quase "como se tivesse afundado ontem", diz. No convés principal, inclusive, ainda está um barco utilizado para transportar a tripulação para dentro e fora do navio.

Os primeiros vestígios de que haveria algo diferente no fundo do mar,o 140 metros abaixo da superfície, surgiram ainda em 2009, quando a Administração Marítima da Suécia fez uma varredura no local. Mas foi somente neste ano que o naufrágio foi confirmado, assim que houve uma inspeção no fundo do mar para a instalação de um gasoduto de gás natural.

Continua após a publicidade

Então, os cientistas usaram veículos remotamente operados para fazer levantamentos fotogramétricos do navio, conseguindo modelos 3D de alta resolução para um estudo mais profundo.

O navio mede entre 16 a 18 metros de comprimento, aproximadamente, sendo apenas um pouco menor do que o navio de Colombo, o Santa Maria, que contava com 19 metros. De acordo com os cientistas, o que pode ter colaborado para a preservação do navio são as águas frias do Mar Báltico, que também possuem baixo teor de oxigênio e são levemente salgadas.

A descoberta é bastante relevante para a história, mas este ainda não é o mais intacto entre os navios afundados no Mar Báltico, ficando atrás do Mars, que afundou na Primeira Batalha de Öland em 1564, e do grande navio de guerra Vasa, que afundou em 1628 em sua primeira viagem inaugural.

Continua após a publicidade

Agora, falta aos pesquisadores descobrirem o motivo de o navio ter afundado.

Fonte: The New York Times, Science Alert