Publicidade

Nível dos oceanos pode subir o dobro do esperado, estima NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Maio de 2023 às 11h45

Link copiado!

NASA
NASA

Um estudo da Universidade da Califórnia em Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA revelou que uma forma até então desconhecida de interação entre o oceano e as geleiras pode afetar significativamente as projeções de aumento do nível do oceano. De acordo com o estudo, realizado na geleira de Petermann, na Groenlândia, os mares poderiam subir até o dobro do que se calculava até então.

Usando dados coletados por três diferentes satélites, os pesquisadores puderam observar a influência das marés na linha de aterramento da geleira de Petermann — o limite entre o gelo e o solo no fundo do oceano. A equipe descobriu que essa linha varia durante os ciclos das marés, fazendo com que a água possa derreter a geleira por baixo, através de canais subglaciais formados com o tempo.

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, a linha de aterramento da geleira de Petermann já teria recuado quase 4 km desde 2016. Além disso, uma cavidade de cerca de 200 metros teria surgido em sua base graças à intrusão de água quente.

A descoberta tem implicações sérias para modelos que estimam o possível aumento do nível dos oceanos, já que esse tipo de interação entre eles e as geleiras nunca foi incorporado nos cálculos. Os pesquisadores estimam que o fenômeno possa até dobrar o valor projetado.

Os resultados completos da pesquisa foram publicados no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences