Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Monte submarino tem o dobro do tamanho do maior edifício do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Novembro de 2023 às 08h13

Link copiado!

Divulgação/Schmidt Ocean Institute
Divulgação/Schmidt Ocean Institute

Exploradores oceânicos que mapearam o fundo do mar ao largo da costa da Guatemala descobriram um monte submarino com o dobro da altura do edifício mais alto do mundo — o Burj Khalifa, de 828 metros de altura, localizado em Dubai.

A formação de 1.600 metros de altura é formada a partir de um vulcão extinto. Os cientistas descobriram o monte submarino em 2.400 metros abaixo do nível do mar durante uma expedição organizada pelo Schmidt Ocean Institute.

“Um monte submarino que até agora esteve escondido sob as ondas realmente destaca o quanto ainda temos para descobrir”, disse Jyotika Virmani, diretora executiva do Schmidt Ocean Institute, em um comunicado divulgado pela própria instituição.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores detectaram o monte submarino usando mapeamento de sonar durante uma travessia de seis dias da Costa Rica até a elevação do Pacífico Leste – a fronteira entre seis placas tectônicas, incluindo a placa do Pacífico a oeste e a placa norte-americana a nordeste.

Os montes submarinos fornecem habitats rochosos cruciais para corais de águas profundas, esponjas e uma série de invertebrados, uma vez que o substrato duro pode ser difícil de encontrar no oceano.

Montes submarinos

Continua após a publicidade

O comunicado diz que essa é a nona descoberta do fundo do mar desde que o navio de pesquisa Falkor foi lançado em março. As descobertas incluíram dois montes submarinos adicionais desconhecidos na Reserva Marinha das Ilhas Galápagos, três novos campos de fontes hidrotermais, um novo ecossistema sob fontes hidrotermais e dois recifes de coral de água fria.

“Em cada expedição, aqueles a bordo do Falkor encontraram o inesperado, o inspirador, o novo. Embora tenhamos aprendido tanto à medida que as descobertas surgem cada vez mais rapidamente, ainda há muito que permanece desconhecido no nosso oceano – e estamos entusiasmados por continuar a explorar", relatou Wendy Schmidt, cofundadora e presidente do Schmidt Ocean Institute.

Fonte: Schmidt Ocean Institute, Ocean Exploration