Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

México pode registrar temperatura de -15ºC com frente fria vindo dos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Dezembro de 2022 às 19h45

Link copiado!

Imagem: Reprodução/Servicio Nacional Meteorológico
Imagem: Reprodução/Servicio Nacional Meteorológico

A frente fria que vem avançando sobre os Estados Unidos e Canadá deve estender seus efeitos ao México ainda nesta quarta-feira (28). São esperadas rajadas de vento de até 100 km/h e a temperatura deve cair para até -15ºC em certas regiões do país. Migrantes acampados na fronteira com os Estados Unidos devem ser os mais afetados.

Um comunicado emitido hoje pelo Serviço Meteorológico Nacional do México alerta a população em relação aos efeitos da frente fria, que já causou graves consequências para os países ao norte. A temperatura na região montanhosa dos estados de Chihuahua e Durango, no norte do México, devem ficar entre -10 e -5ºC. Regiões mais ao sul, incluindo a capital, podem chegar a -5ºC.

Continua após a publicidade

Além do frio, ventos e chuvas fortes são esperados em todo o território. Nos estados de Baja California e Sonora, no noroeste do país, pode chover até 50 milímetros em um dia. Essa quantidade é aproximadamente a mesma que chove em São Paulo durante todo o mês de julho. Em Chihuahua, os ventos podem ultrapassar 100 km/h, levando à formação de redemoinhos de poeira nas regiões desérticas.

Preocupação com a população

O governo mexicano recomenda que a população no geral evite se expôr ao frio e se agasalhe, com atenção em especial para as crianças, idosos e enfermos. O México não está acostumado com temperaturas tão baixas e a maioria das casas não possui aquecimento interno, algo comum nos EUA.

Continua após a publicidade

Além disso, um grupo específico é fonte de maior preocupação: o de migrantes que acampam na fronteira entre México e Estados Unidos. Mexicanos, venezuelanos e nativos de outros países da América Central estão há semanas ao livre na região e, enquanto aguardam uma possibilidade de entrar no Texas pela cidade de El Paso, o grupo improvisa fogueiras. A perspectiva da concessão de asilo por parte dos EUA é incerta.

Fonte: Servicio Meteorológico NacionalRFI