Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ciclone bomba causa o Natal mais frio da história nos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Dezembro de 2022 às 18h08

Link copiado!

Imagem:  Several seconds/CC BY-NC-ND 2.0
Imagem: Several seconds/CC BY-NC-ND 2.0

Os Estados Unidos vêm registrando temperaturas negativas recordes às vésperas do Natal deste ano. Um fenômeno meteorológico chamado ciclone bomba atingiu a América do Norte, levando os termômetros a -53ºC no Canadá, -38º no estado americano de Minnesota e -13ºC em Dallas, Texas.

Um ciclone bomba, também chamado de bombogênese, acontece quando a pressão atmosférica da zona de baixa pressão que forma um ciclone cai mais de 20 milibares dentro de 24 horas. O fenômeno ocorreu graças à colisão de duas massas de ar: uma fria vindo do Ártico com outra quente, que veio do Golfo do México.

Continua após a publicidade

O encontro gerou uma queda de pressão de 40 milibares, o dobro do necessário para caracterizar um ciclone bomba. Com isso, uma forte tempestade de neve vem castigando os norte-americanos às vésperas do Natal. Como consequência, diversas entregas estão atrasadas, mais de 5.000 voos já foram cancelados e milhões de pessoas estão sem energia elétrica.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos vem alertando a população quanto ao risco de frostbite, o congelamento de tecidos do corpo. A exposição a temperaturas tão baixas, mesmo por um curto período de tempo, pode causar também hipotermia e até levar à morte.

Especialistas afirmam que esse tipo de evento acontece “uma vez a cada geração”.

Ciclone bomba no Brasil

Continua após a publicidade

Apesar de não trazerem neve, ciclones bomba também podem acontecer no Brasil, como aconteceu em julho de 2020. A região sul do país foi atingida por ventos de até 120 km/h num evento que deixou quatro pessoas mortas e causou danos a milhares de casas.

Neste ciclone bomba, as temperaturas também sofreram uma queda brusca, mas não passaram dos 0ºC. Em Curitiba, por exemplo, termômetros registraram a mínima de 6ºC.

Fonte: BBCPhys.org