Publicidade

Maior anfíbio do mundo na verdade tem 9 espécies

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 Chen et al, 2018/Wikimedia Commons
Chen et al, 2018/Wikimedia Commons

A salamandra-gigante-da-china, considerada como o maior anfíbio do mundo, até então parecia integrar apenas uma espécie — Andrias davidianus. No entanto, um estudo publicado no Evolutionary Journal of the Linnean Society mostra que, na verdade, esse animal se divide em simplesmente nove espécies!

O estudo é liderado pela instituição de conservação ZSL. A equipe usou dados genéticos para confirmar as múltiplas espécies únicas encontradas em diferentes sistemas fluviais.

Os autores ainda fazem um apelo: as descobertas devem ser reconhecidas com urgência, para garantir que a legislação de conservação proteja adequadamente esses animais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A equipe alerta que a salamandra-gigante-da-china é reconhecida como um dos animais criticamente ameaçados de extinção, principalmente devido à superexploração de populações selvagens para sustentar uma indústria de criação de salamandras que abastece o mercado de alimentos de luxo da China.

"Todas as espécies que identificamos agora correm alto risco de desaparecer para sempre. Se quisermos evitar perder os maiores anfíbios do mundo, precisamos agir urgentemente para garantir que essas espécies recém-reconhecidas sejam formalmente reconhecidas e legalmente protegidas", afirma o autor Samuel Turvey, pesquisador do Instituto de Zoologia do ZSL.

Maior anfíbio do mundo

De acordo com o pesquisador, a possibilidade de que as salamandras gigantes chinesas não sejam uma única espécie tem sido sugerida por pesquisadores há 20 anos, mas foi apenas ao comparar os níveis de diferença genética observados nas populações de salamandras gigantes com as diferenças mostradas por outras espécies conhecidas de salamandras que a equipe conseguiu confirmar isso com certeza.

Os cientistas envolvidos acrescentam que a perda de habitat e a caça ilegal de salamandras selvagens para criação em fazendas para o mercado de alimentos de luxo representam "uma grande ameaça a esses animais, com milhões de salamandras estimadas em fazendas por toda a China". 

Várias espécies

O artigo publicado no Evolutionary Journal of the Linnean Society ainda menciona que, embora aparentemente semelhantes, esses anfíbios divergem geneticamente nessas espécies.

Continua após a publicidade

"Elas correm risco de extinção antes mesmo de poderem ser totalmente nomeadas e protegidas. Como uma espécie-chave, preservar as salamandras-gigantes-da-china e sua diversidade genética é essencial para manter a saúde de seus ecossistemas", diz o comunicado da equipe. O alerta fica ainda mais intenso se considerarmos que mais de 40% das espécies de anfíbios estão desaparecendo do planeta.

Fonte: ZSL