Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento de novo satélite europeu promete melhores previsões meteorológicas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2022 às 16h22

Link copiado!

Imagem: Reprodução/EUMETSAT/BBC
Imagem: Reprodução/EUMETSAT/BBC

O projeto europeu Meteosat lança nesta terça-feira (13) seu novo satélite, que deve aumentar a precisão de previsões meteorológicas, especialmente tratando-se de tempestades violentas. O Meteosat-12 é de responsabilidade da European Organization for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT) e da Agência Espacial Europeia (ESA) e será lançado a partir da Guiana Francesa.

A série de satélites Meteosat foi historicamente importante no avanço de estudos meteorológicos. Desde 1977, o projeto já lançou 11 satélites que forneceram dados primariamente para previsão do tempo, mas também auxiliaram pesquisas em outras áreas, como a agricultura. O último lançamento aconteceu em 2005 e, desde então, os avanços tecnológicos permitiram grandes melhorias para a geração que vai ao espaço nesta terça.

Continua após a publicidade

Com aproximadamente 4 toneladas, o Meteosat-12 vai orbitar a Terra a cerca de 36.000 quilômetros acima da Linha do Equador. O equipamento proverá imagens quase em tempo real, provendo um cenário meteorológico a cada 10 minutos, 5 a menos do que o último satélite do projeto. Suas imagens também terão maior resolução e serão captadas em uma faixa de comprimentos de onda mais ampla.

Investimento para salvar vidas

O evento é considerado um dos lançamentos mais importantes do ano para a Europa, e não apenas pelo alto investimento, ultrapassando 4 bilhões de Euros. O satélite vem para substituir uma tecnologia de quase duas décadas atrás e auxiliar na previsão de eventos extremos que vêm atingindo o continente nos últimos anos.

Continua após a publicidade

Phil Evans, diretor-geral da EUMETSAT, ressalta sua importância trazendo à tona alguns destes eventos. “A tempestade que atingiu Alemanha, Holanda e Bélgica no último ano levou mais de 200 vidas. Estes eventos são trágicos,” afirmou em entrevista à BBC. “Observações do espaço mais precisas e frequentes são absolutamente essenciais para fornecer previsões e reduzir ou mitigar os impactos de tais eventos.”

A nova geração do projeto vai receber ainda mais dois lançamentos, previstos para 2024 e 2026. O grupo de equipamentos vai operar em conjunto para tornar as previsões ainda mais rápidas e precisas. Depois, a EUMETSAT e a ESA já planejam uma nova geração de satélites para 2040. Para as agências, o alto investimento se justifica tendo em vista as vidas que podem ser salvas graças ao projeto.

O lançamento do Meteosat-12 será feito a partir de uma base europeia na Guiana Francesa, às 17h30 de hoje no horário local, o mesmo de Brasília.

Fonte: EUMETSAT, BBC