Publicidade

Imagens de radar revelam rio escondido abaixo do gelo na Antártida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2022 às 10h52

Link copiado!

Imagem: Jonatan Pie/Unsplash
Imagem: Jonatan Pie/Unsplash

Cientistas descobriram a existência de um rio correndo abaixo do gelo na Antártida. Com cerca de 460 quilômetros de extensão, um pouco mais que a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro, o achado é um novo fator a se considerar nas previsões de derretimento do gelo antártico.

Foram imagens de radar associadas à modelagem do fluxo de água que revelaram o rio subglacial, maior que o Tâmisa, que corta a cidade de Londres. Embora a ideia de um rio nas profundezas da Antártida possa soar estranha, não é novidade para os cientistas que a água possa correr em estado líquido abaixo das camadas de gelo.

Continua após a publicidade

O fluxo d’água pode ser gerado de duas maneiras: pelo calor geotérmico, aliado ao atrito entre as camadas, derretendo o gelo profundo, ou através da infiltração de água da superfície por fendas conhecidas como crevasses.

A questão que preocupa os cientistas é o quanto esse rio pode facilitar o derretimento das geleiras que o tocam, especialmente às mais próximas ao oceano. Segundo o glaciologista Martin Siegert, do Imperial College London, “a região do estudo contém gelo o bastante para aumentar o nível do oceano globalmente em 4,3 metros”.

O rio deságua no Mar de Weddell, que banha o lado leste da Península Antártica. Sua descoberta evidencia que, abaixo do continente gelado, há uma vasta rede fluvial totalmente escondida.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores esperam ter melhores previsões do derretimento de gelo antártico incorporando o que é influenciado pelo fluxo d’água subglacial.

Fonte: Nature Geoscience Via: Science Alert