Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Grande Lago Salgado nos EUA pode ter apenas mais cinco anos de vida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Janeiro de 2023 às 12h13

Link copiado!

Imagem: Axelspace/Wikimedia Commons
Imagem: Axelspace/Wikimedia Commons

O maior lago salgado do ocidente, o Grande Lago Salgado, localizado no estado norte-americano de Utah, corre risco de desaparecer nos próximos cinco anos. Cientistas chamam atenção das autoridades para ação imediata para impedir o colapso iminente.

Dando nome a capital do estado de Utah, Salt Lake City, e contribuindo economicamente com cerca de 2 bilhões de dólares para a região, o Grande Lago Salgado está em sérios apuros. De acordo com um relatório publicado pela Brigham Young University (BYU), para reverter o cenário, é necessário que uma quantidade enorme de água retorne ao lago anualmente.

Continua após a publicidade

Para ser mais exato, o nível d’água em uma área de 10.000 quilômetros quadrados precisa subir 30 centímetros por ano: isso equivale a 3 bilhões de litros anualmente. O volume que chega no lago hoje é de apenas 250 milhões, cerca de 8% do necessário. Os cientistas da BYU afirmam que a população não está ciente da urgência da questão.

Os pesquisadores pedem que as autoridades locais criem um plano emergencial de recuperação da bacia hidrográfica. É necessário que o consumo de água na região caia idealmente pela metade.

O colapso do Grande Lago Salgado

O principal destino da água retirada da bacia do Grande Lago Salgado é o uso agrícola. 75% dela é aplicada na irrigação das plantações na região, sendo que grande parte deste volume nem chega até o lago, já que é retirado ainda nos rios de água doce que desaguam nele. Outros 9% da água retirada são usados na mineração.

Continua após a publicidade

O ecossistema do Grande Lago Salgado é importante para inúmeras espécies da fauna e da flora. Além disso, o lago controla a qualidade do ar na região, além de ajudar na regulação da temperatura e da precipitação, tanto de chuva quanto de neve, nos entornos.

O colapso do lago pode liberar uma série de substâncias tóxicas depositadas em seu leito, como arsênico, chumbo e cianotoxinas. Um evento como esse na Califórnia levou ao aumento da incidência de asma e doenças cardiovasculares na população do entorno. A poeira liberada também pode danificar plantações e acelerar o derretimento da neve nas montanhas ao redor.

Há esperanças?

Continua após a publicidade

Para os especialistas, “reverter o colapso do sistema do Grande Lago Salgado é talvez o maior desafio enfrentado na história do estado.” Um sinal de otimismo é o fato de que os cidadãos de Utah já foram capazes de reverter uma situação semelhante na década de 1930, quando o lago que leva o nome do estado quase secou.

Na época, foram feitas mudanças na infraestrutura e na política de uso de água na região. O Lago Utah, porém, é de água doce e muito menor que o Grande Lago Salgado.

Fonte: Brigham Young University Via: Science Alert