Publicidade

Grande Lago Salgado dos Estados Unidos corre sério risco de colapso

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Outubro de 2022 às 12h34

Link copiado!

Urvish Prajapati/Unsplash
Urvish Prajapati/Unsplash

O Grande Lago Salgado, localizado no estado norte-americano de Utah, atingiu níveis preocupantes devido a atividades humanas. Estudos apontam para impactos dificilmente reversíveis ainda nos próximos meses, caso nada seja feito.

O maior lago de água salgada do ocidente e o oitavo maior do mundo, o Grande Lago Salgado vem encolhendo continuamente. Estudos ao longo deste ano revelaram que seu volume hoje é cerca de um terço do da década de 1980. Isso se deve aos desvios e retiradas de água dos rios que fluem para o lago.

Continua após a publicidade

Além da escassez de água, formas de vida únicas estão correndo um sério risco. Os microbialitos são aglomerados de algas e bactérias mineralizados, ganhando uma aparência rochosa. O Grande Lago Salgado é um dos poucos lugares na terra em que estas estruturas ainda crescem.

O ecossistema de um lago salgado

Lagos salgados se formam com o acúmulo de sais e minerais em regiões chamadas bacias endorreicas. O nome, do grego, significa “que flui para dentro”, ou seja, a água nessas bacias não chega ao oceano. Como sua única forma de saída é a evaporação, a água que sai do sistema acaba deixando os minerais para trás, tornando o lago salgado.

Continua após a publicidade

A salinidade mantém um nível estável em condições normais, mas, no caso do Grande Lago Salgado, ela vem subindo para níveis preocupantes. Estima-se que 3,3 trilhões de litros de água por ano não cheguem ao lago por influência humana. Esta água é utilizada principalmente para consumo e agricultura.

A bióloga Claire Frantz, professora e pesquisadora da Weber State University, monitora o lago e os microbialitos há vários anos e vem alertando sobre o risco iminente. “Os organismos estão muito estressados neste nível de salinidade [...] nós não estamos agindo tão rápido quanto a situação exige.”

Fonte: Geological Society of America Via: ScienceAlert