Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Grande incêndio teria coberto 10% da superfície da Terra há mais de 12 mil anos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2022 às 15h50

Link copiado!

Unsplash/Matt Howard
Unsplash/Matt Howard

Há mais de 12 mil anos, 10% da superfície da Terra foi coberta por um grande incêndio florestal segundo novo estudo liderado pela University of Kansas. O evento teria provocado uma pequena era do gelo, uma vez que a fumaça do incêndio resfriou a atmosfera terrestre.

Cerca de 12.800 anos atrás, a Terra acabava de sair de uma era glacial. Seu clima estava aquecendo, e as geleiras recuando. No entanto, em algum momento desta época, um grande incêndio florestal teria devastado um décimo da superfície terrestre.

Conforme a atmosfera ficou repleta de fumaça, uma pequena era do gelo, conhecida como Younger Dryas, foi iniciada e manteve o planeta frio por mais mil anos. Para Adrian Mellot, coautor do estudo, a hipótese é que fragmentos de um grande cometa, que teria 100 km de diâmetro, tenham atingido a Terra, provocando o incêndio.

Continua após a publicidade

Segundo os autores, diferentes assinaturas químicas, como dióxido de carbono, nitrato e amônia, indicam que até 10 milhões de quilômetros quadrados do planeta teriam sido consumidos pelo incêndio.

Para analisar o grande incêndio e as ondas de choque dos fragmentos de cometa, a equipe coletou amostras com marcadores geoquímico e isotópicos em mais de 170 lugares da mundo — um esforço internacional com 24 cientistas envolvidos.

Continua após a publicidade

A equipe observou os padrões nos níveis de pólen daquele período, os quais sugerem que florestas de pinheiro tenham sido repentinamente queimadas e, posteriormente, substituídas por álamos — uma árvore capaz de brotar em terrenos assolados por incêndios.

As amostras também revelaram altas concentrações de platina, elemento normalmente encontrado em asteroides e cometas, além de altos níveis de poeira e aumento nas concentrações de aerossóis relacionados à combustão de biomassa, como o amônio e o nitrato. O evento teria esgotado a camada de ozônio, produzindo aumento em cânceres de pele e outros efeitos colaterais.

Até então, o pequeno período glacial Younger Dryas era atribuído a mudanças nas correntes oceânicas, apenas. Embora muitos não concordem com a nova hipótese, os autores do estudo acreditam que seu trabalho oferece um bom suporte para continuar pesquisando a relação dos fragmentos de cometa com o resfriamento da Terra naquele período.

O estudo apresentou dois artigos, ambos apresentados na revista Journal of Geology.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Geology (1, 2), Via ScienceAlert