Publicidade

Por que nevou em algumas regiões do Brasil?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Julho de 2021 às 16h53

Link copiado!

StockSnap/Pixabay
StockSnap/Pixabay

Com a chegada de uma nova frente fria bastante intensa, algumas cidades brasileira foram surpreendidas pela ocorrência de neve. Embora boa parte do Brasil esteja inserida na chamada Zona Climática Intertropical — entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio —, de vez em quando, em alguns lugares da região sul do país, é possível ocorrer a precipitação de flocos formados por cristais de gelo — ou seja, a neve.

O fenômeno é provocado quando as nuvens de chuva encontram uma região alta da atmosfera onde a temperatura está abaixo de zero, ou em cidades que estejam a uma altitude entre 900 a 1.900 metros. Com isso, o vapor da água se transforma em cristais de gelo, os quais se unem e formam os flocos de neve.

Em entrevista ao Canaltech, Willians Bini, Head do Agronegócio da Climatempo, explicou que a neve, assim como a geada que ocorre com mais frequência no Brasil, também precisa de baixas temperaturas para se formar. “Onde existe condição de chuva com essa temperatura baixa, você tem a neve. Ou seja, o frio tem que ser intenso. Quando não há chuva, ocorre a geada”, acrescenta Bini.

Continua após a publicidade

Bini ressalta que existem ainda outras variáveis para explicar a ocorrência de neve, porque o fenômeno não depende só do que acontece aqui na superfície, onde estamos. “De fato, este inverno tem sido mais intenso mesmo e já é a terceira onda de frio do ano — provavelmente a mais intensa de 2021. Mas é inverno, caracteristicamente existem essas condições de frio”, diz.

Neve no Brasil: não é raro, só exige condições específicas para ocorrer

Continua após a publicidade

A ocorrência de neve no Brasil não é novidade, tampouco inédita, embora este não seja um fenômeno frequente. O primeiro registro de neve no Brasil data de 1879 em Vacaria, cidade do nordeste do Rio Grande do Sul. Considerada uma das piores nevascas já observadas em território nacional, a camada de neve chegou a atingir mais de 2 metros de altura — o mesmo padrão esperado em países como a Rússia e o Canadá.

No entanto, a neve ocorre praticamente todos os anos nos planaltos dos estados localizados na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Cataria, que abrigam, entre suas montanhas, as cidades consideradas mais frias do país. Mas o fenômeno também já foi registrado em outros estados mais ao norte, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e até mesmo o Distrito Federal.

Continua após a publicidade

Em 20 de julho de 1957, por exemplo, na cidade de São Jaquim, em Santa Catarina, ocorreu a precipitação mais intensa do país — depois da nevasca em Vacaria, cidade gaúcha —, formando uma camada de até 1,3 metro de neve. Já em junho de 1985 e também em 1988, o fenômeno foi registrado na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro.

Fonte: Correio do Povo, Correio Braziliense, ICMBio