Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Furacão Ian chega à categoria 3, atinge oeste de Cuba e ruma para a Flórida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Setembro de 2022 às 13h53

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

O estado americano da Flórida está se preparando para a chegada do furacão Ian, que se aproximou de Cuba já sendo elevado para a categoria de tempestade nível 3. O fenômeno meteorológico chegou a 25 km ao sul de Pinar Del Rio Cuba, cidade do país caribenho, nesta terça-feira (27) com ventos de até 205 km/h.

Cálculos estimam que a tempestade pode chegar ao norte da baía de Tampa, cidade costeira da Flórida, no início da próxima sexta-feira (30), ou mudar de trajetória para o noroeste e atingir Panhandle, no mesmo estado. O governo floridense declarou estado de emergência no local e enviou um contingente militar de 5.000 tropas para ajudar nos esforços de evacuação e abrigo de civis.

Continua após a publicidade

Países afetados pelo furacão Ian

Nas Ilhas Cayman, território ultramarino britânico no Caribe, autoridades providenciaram sacos de areia, madeira compensada e suprimentos diversos para ajudar residentes das ilhas a proteger suas casas de alagamentos. É provável que o furacão represente o primeiro contato direto da Flórida com um fenômeno dessa magnitude desde 1921.

Cuba já começou a sofrer com chuvas advindas da proximidade da tempestade, e pode ver até 25 cm de precipitação vinda do furacão Ian. Calcula-se que a Jamaica e as Ilhas Cayman vejam de 7 cm a 15,5 cm de chuva pela mesma razão. O governo federal americano também declarou estado de emergência, coordenando medidas de auxílio a catástrofes e enviando cestas de alimentos e água para a Flórida e o estado vizinho do Alabama.

Incerteza e danos

Continua após a publicidade

A trajetória do furacão Ian é bastante incerta, o que vem causando preocupação nos países da América Central e do Norte, que estão na rota da tempestade. Nos últimos anos, a região vem sofrendo com furacões mais intensos, mais úmidos e com mais vento, uma piora atribuída, por muitos especialistas, às mudanças climáticas.

Elas também parecem estar deixando a viagem das tempestades mais lenta, o que aumenta a taxa de precipitação em um lugar só por mais tempo. Alguns especialistas apontam para a formação de relâmpagos no olho do furacão, o que representa um fortalecimento e um possível aumento para a categoria 4.

Entre os efeitos já causados pela iminência da tempestade nos Estados Unidos, está o atraso do lançamento do foguete Artemis 1, retirado da plataforma de lançamento e guardado em segurança na última segunda-feira (26). Isso atrasar a missão que levará a espaçonave não-tripulada até a Lua em semanas.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC Newsroom