Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos da Terra | Satélite NOAA-21 mostra detalhes incríveis do nosso planeta

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Janeiro de 2023 às 12h18

Link copiado!

Imagem: NOAA STAR VIIRS Imagery Team
Imagem: NOAA STAR VIIRS Imagery Team
Tudo sobre NASA

O novo satélite NOAA-21, fruto da parceria entre a NASA e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), entregou sua primeira imagem de toda a Terra. Os registros, feitos nos dias 5 e 6 de dezembro, foram reunidos em um impressionante mosaico.

Mares turquesa banhando a ilha de Cuba, queimadas no norte da Índia e o movimento das nuvens na atmosfera... essas são algumas das feições que podem ser vistas na primeira imagem completa da Terra capturada pelo NOAA-21. O satélite é a nova iteração de um programa que monitora o planeta de polo a polo, substituindo o antecessor lançado em 2017.

Continua após a publicidade

O novo satélite conta com um instrumento chamado Conjunto Radiométrico de Imageamento Visível e Infravermelho (VIIRS), que, como o nome sugere, captura imagens nestas duas faixas de comprimento de onda. As imagens no espectro infravermelho complementam as do espectro de luz visível, resultando em altos detalhes da superfície terrestre.

O NOAA-21 viaja a 824 quilômetros da superfície, a uma velocidade de 27.460 km/h. O satélite cruza a linha do Equador 14 vezes por dia, o que permite com que ele forneça duas observações completas da Terra em 24 horas.

Continua após a publicidade

O próximo satélite da série já está em desenvolvimento e tem data de lançamento agendada para 2027.

Fonte: Space.com