Fóssil de besouro pré-histórico é encontrado em incríveis condições; veja!

Fóssil de besouro pré-histórico é encontrado em incríveis condições; veja!

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 10 de Agosto de 2021 às 20h20
Denver Museum of Nature & Science

Cientistas acabam de divulgar a descoberta de um besouro um tanto quanto diferente daqueles que já conhecemos. O inseto, que recebeu o nome de Pulchritudo attenboroughi, ou Attenborough’s Beauty (Beleza de Attenborough), tem pernas parecidas com as de rãs e viveu há cerca de 49 milhões de anos.

Frank Krell, co-autor do estudo, diz que o fóssil de besouro é um dos mais incríveis já encontrados, e também um dos mais bem preservados. O besouro é um inseto bastante resistente enquanto vivo, mas que não se fossiliza por inteiro. Os cientistas explicam que eles flutuam na água e se desfazem assim que atingem o sedimento. Com isso, registros fósseis acabam contando apenas com besouros com uma asa só, por exemplo

Imagem: Reprodução/Denver Museum of Nature & Science

Existem depósitos de sedimentos, no entanto, que contam com granulação fina e condições favoráveis a manter os insetos preservados, muitas vezes completos. A região onde o besouro foi encontrado, a Formação Green River no Colorado, é um desses ambientes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quando foi encontrado, o inseto havia sido classificado como um besouro serra-pau, da família dos Cerambicídeos, mas suas características não correspondiam às desse besouro. Então, Krell buscou a ajuda do especialista em besouros serra-pau Francesco Vitali para identificar o fóssil. A análise concluiu que se tratava de um tipo único de besouro, classificado como "besouro-folha com pernas de rã".

O besouro fascinou tanto os cientistas que o seu nome é a combinação da palavra Pulchritudo, que significa beleza em latim, e Attenborough, sobrenome do renomado naturalista inglês David Attenborough, que conta com uma série de documentários lançados sobre natureza. Krell e Vicente dizem que o inseto não se classifica em nenhum gênero já existente de besouro-folhas.

 

Fonte: IFL Science, EurekAlert  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.