Homem vai fazer colonoscopia e descobre joaninha viva dentro do intestino; veja!
Por Natalie Rosa • Editado por Luciana Zaramela |

Imagine só você chegar a um consultório médico para fazer um exame e descobrir que existe algo inusitado dentro do seu corpo? Foi o que aconteceu há dois anos com um homem de 59 anos, durante um procedimento de imagens do intestino, chamado colonoscopia.
- Menor que uma joaninha, este implante afere oxigênio dentro de órgãos e tecidos
- Pesquisadores criam dispositivo que pode ser ingerido e te examinar por dentro
- Médicos engolem peças de Lego para estudar quanto tempo elas levam para sair
O exame, que consiste na inserção de uma câmera pelo reto e que chega até o intestino grosso, feito para identificar possíveis lesões e anormalidades no órgão, acabou de forma curiosa e um pouco assustadora. Ao conduzir o procedimento, os médicos avistaram nada menos do que uma joaninha — ainda viva.
Para fazer um exame de colonoscopia, o paciente precisa fazer uma preparação exaustiva para deixar o intestino o mais limpo possível. Então, é preciso não só fazer um bom jejum como também usar substâncias laxativas. Mesmo assim, a joaninha permaneceu no local, firme e forte. Veja as fotos:
Os médicos acreditam que o inseto teria sido engolido acidentalmente enquanto o homem dormia, sobrevivendo a todo o processo de digestão e descendo até o intestino grosso com o empurrãozinho dos laxantes. "A preparação para a colonoscopia pode ter ajudado o inseto a escapar das enzimas digestivas do estômago e do intestino delgado", dizem.
O caso da joaninha, no entanto, não é o primeiro de aparição de inseto durante uma colonoscopia. Anteriormente, médicos encontraram algo muito mais nojento no órgão dos pacientes: baratas. Na série de tweets abaixo, o médico Keith Siau relata, com imagens, algumas das surpresas que ele já encontrou.
Você pode conferir o estudo sobre a descoberta da joaninha neste link.
Fonte: IFL Science