Publicidade

Fato científico curioso sobre Procurando Nemo viraliza; 'minha infância acabou'

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Pixar
Divulgação/Pixar

Atenção: um fato científico sobre Procurando Nemo tem potencial para acabar com a sua infância! Pelo menos, é disso que o pessoal do Reddit está reclamando nos últimos dias, depois que um vídeo viralizou na plataforma. No registro, o locutor explica como realmente funciona a biologia da espécie dos protagonistas, o que deixou muita gente surpresa. Acontece que, na vida real, se a mãe de Nemo morresse mesmo, o pai, Marlin, não apenas cuidaria do filho. Ele se transformaria na mãe.

Cientificamente, os peixes-palhaço vivem em grupos liderados por uma fêmea dominante. Quando ela morre, o macho mais forte do grupo se transforma na rainha, assumindo um novo papel. 

Esse processo natural é chamado de hermafroditismo sequencial, um termo que basicamente significa: mudar de sexo ao longo da vida. Como vemos em um artigo da Frontiers in Neuroscience, essa transição ocorre quando o nível de estresse (representado pelo hormônio cortisol) do macho dominante diminui, liberando seu corpo para iniciar as mudanças hormonais e físicas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O assunto gerou debate online. Enquanto alguns riram da descoberta, dizendo que Nemo fugiu para evitar ser criado pela “nova mãe Marlin”, outros preferiram lembrar que, afinal, peixes que falam já eram um bom indicativo de que o filme não era exatamente um documentário.

 

"Não precisava saber disso. Infância destruída", comenta um internauta. "A natureza é estranha, no mínimo", outro acrescentou. E, de fato: se tem uma coisa que aprendemos aqui no Canaltech é que a natureza pode ser muito estranha, vide os rituais de acasalamento mais bizarros do mundo animal, por exemplo.

Para quem não se lembra ou nunca viu, o filme Procurando Nemo conta a história de Marlin, um peixe-palhaço superprotetor que atravessa o oceano em busca de seu filho, Nemo, capturado por mergulhadores e levado a um aquário. Ao lado da Dory (que tem perda de memória recente e conquistou os fãs com seu jeitinho), Marlin enfrenta tubarões, águas-vivas e até humanos para reencontrar o filho. Assista ao trailer:

Trailer: Procurando Nemo

De qualquer forma, o fato científico curioso sobre Procurando Nemo dá um toque inesperado à trama e pode mudar para sempre a forma como muitos enxergam esse clássico da infância.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | MÁSCARA DE PEIXE

Continua após a publicidade

Fonte: Frontiers in Neuroscience