Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explosão no Mar Cáspio foi provocada pela erupção de um vulcão de lama; entenda

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Julho de 2021 às 15h30

Link copiado!

Reprodução/Zaman
Reprodução/Zaman

Uma grande explosão em meio ao Mar Cáspio chamou a atenção do mundo desde o último dia 4 de julho. Inicialmente, pensava- se que a grande coluna de fogo estivesse relacionada à plataforma de petróleo e gás do Azerbaijão, localizado a 10 km dali. No entanto, análises posteriores concluíram que, na verdade, não passava de um fenômeno natural conhecido como vulcão de lama.

Vulcões de lama, embora não sejam tão comuns assim, são formados no subsolo e expelem um grande volume de água, minerais e gases inflamáveis que podem ser acessos por faíscas de rochas que se movimentam rapidamente durante a erupção — e foi exatamente isto o que ocorreu no Mar Cáspio. Imediatamente, as autoridades locais suspeitaram de algum acidente em uma das muitas plataformas de gás e petróleo da região, mas a Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (SOCAR) garantiu que não foi isso.

Continua após a publicidade

Estima-se que dos mil vulcões de lama conhecidos da Terra, cerca de 400 estão localizados no Azerbaijão. Não é à toa que a abundância de reservas de petróleo e gás deram ao país o apelido de “Terra do Fogo”. Segundo Mark Tingay, geofísico e especialista em vulcões da Universidade de Adelaide, os vulcões de lama do Azerbaijão são alguns dos maiores e mais violentos do mundo. "Há, em média, várias grandes erupções de vulcões de lama a cada ano, e muitas delas podem causar grandes incêndios", acrescentou Tingay em seu Twitter.

A recente explosão se tratava de uma erupção de lama de um vulcão localizado na Ilha Dahsly, conhecida como Ignatiy Stone Bank.

Fonte: ScienceAlert