Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Erupções vulcânicas também podem ter causado congelamento da Terra no passado

Por| 05 de Agosto de 2020 às 12h48

Link copiado!

Erupções vulcânicas também podem ter causado congelamento da Terra no passado
Erupções vulcânicas também podem ter causado congelamento da Terra no passado

Um estudo realizado por Michael Waters, diretor do Center for The Study of the First Americans and Distinguished na Universidade A&M, nos Estados Unidos, junto de colegas de outras instituições, trouxe análises de evidências encontradas na caverna Hall, do Texas, que indicam que o resfriamento antigo da Terra pode ter sido causado por erupções vulcânicas, e não pelo impacto de objetos espaciais, como se suspeita.

Waters já vinha estudando a caverna desde 2017, e sua equipe encontrou sedimentos de mais de 20.000 anos atrás. Assim, ele se questionou: "um impacto extraterrestre ocorreu próximo ao fim da última era glacial, há quase 13.000 anos, e causou um resfriamento súbito que fez com que o hemisfério norte voltasse a uma era glacial de mais 1.200 anos de duração?" A resposta não era a esperada. 

As primeiras camadas do sedimento eram do período do suposto impacto em questão, e poderiam ter respondido essa pergunta. "O que desencadeou o resfriamento não veio do espaço. Ao invés de evidências geoquímicas de um grande meteoro explodindo na atmosfera, isso indica um período de grandes erupções vulcânicas", explica Alan Brandon, professor de geociências na Universidade de Houston e líder da equipe de pesquisa. 

Continua após a publicidade

As erupções vulcânicas já foram consideradas explicações para o resfriamento, mas geralmente são descartadas pela falta de evidências. Entretanto, quando uma erupção ocorre, aerossóis são emitidos e refletem a radiação solar, o que pode causar um período de resfriamento de até cinco anos de duração.

Brandon e o cientista Nan Sun analisaram os sedimentos da caverna, e descobriram que os elementos rutênio, platina, entre outros, não estavam presentes nas proporções corretas. Na prática, isso significa que um meteoro não poderia ter causado o evento: “a análise isotópica e a proporção relativa dos elementos combina com aquelas que foram encontradas em gases vulcânicos”, explicou Sun. 

Entretanto, embora o resfriamento do período Dryas Recente tenha durado mais de mil anos, o frio não poderia ter sido mantido sozinho: “uma só erupção vulcânica é um fator inicial importante, mas outras mudanças nos sistemas da Terra, como um resfriamento dos oceanos e maior cobertura de neve, são necessárias para sustentar esse período”, finaliza Steve Forman, co autor do estudo. 

Continua após a publicidade

Fonte: Space Daily