Está "chovendo" iguanas congeladas na Flórida e a culpa é do ser humano
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Está chovendo iguanas na Flórida, e a culpa é do ser humano. Esses animais não são preparados para lidar com o ecossistema local, e com a chegada do frio, ficam incapazes de regular a temperatura e simplesmente param e caem das árvores.
- Como lagartos conseguem desprender a cauda tão facilmente?
- Misteriosos lagartos mumificados são descobertos em caixões egípcios
Em condições de frio intenso, as iguanas podem ficar rígidas e parecerem congeladas, mas na verdade, estão apenas em um estado de torpor, uma resposta fisiológica que reduz a atividade metabólica. Quando as iguanas caem de árvores ou superfícies elevadas, a impressão que fica é a de que estão chovendo do céu.
Elas podem parecer mortas, mas geralmente se recuperam à medida que a temperatura ambiente aumenta. De qualquer forma, as autoridades locais geralmente alertam as pessoas para não se aproximarem das iguanas durante esse período, pois elas podem se recuperar e reagir quando aquecidas.
A culpa é do ser humano?
O fenômeno das iguanas congeladas na Flórida tem uma relação com as atividades humanas que afetam o ecossistema e as populações de iguanas na região, como a introdução de espécies exóticas, uma vez que a espécie não é nativa da Flórida. Isso quer dizer que as iguanas foram introduzidas na região, possivelmente como animais de estimação que foram soltos ou fugiram.
Essa introdução pode ter criado uma população de iguanas que agora enfrenta desafios em um ambiente que não é o seu habitat natural.
Além disso, apesar de o fenômeno das iguanas congeladas estar relacionado principalmente às condições meteorológicas extremas, as mudanças climáticas globais, em parte impulsionadas por atividades humanas, podem estar contribuindo para eventos climáticos mais intensos e imprevisíveis. 99% dos estudos alegam que as mudanças climáticas são causadas por humanos.
O desenvolvimento urbano também pode alterar os habitats naturais das iguanas e limitar suas opções de refúgio durante eventos climáticos adversos. Áreas urbanas mais quentes, como cidades, podem atrair iguanas em busca de calor, tornando-as mais vulneráveis quando as temperaturas caem rapidamente, favorecendo essa chuva de iguanas congeladas.
Fonte: NPR, The Palm Beach Post