Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Descoberta arqueológica asteca será enterrada no México por falta de verba

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Agosto de 2021 às 20h20

Link copiado!

The National Institute of Anthropology and History (INAH)
The National Institute of Anthropology and History (INAH)

Em 2019, nos arredores da Cidade do México, arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História encontraram relevos astecas esculpidos em um túnel de 400 anos. Agora, a descoberta que poderia trazer informações importantes para a história do local terá que ser enterrada novamente por não haver fundos suficientes para proteção e manutenção.

O túnel teria sido construído no início de 1600 para substituir um sistema de controle de enchentes de 200 anos atrás, criado para proteger a Cidade do México. Antes, a cidade era uma ilha cercada de lagos rasos, passando por enchentes periódicas, e em 1521, partes do sistema foram destruídas após a conquista da região pelos espanhóis.

Continua após a publicidade

Segundo os arqueólogos mexicanos, as gravuras no túnel contavam com símbolos astecas que seriam exibidos à população, plano que acabou sendo prejudicado com a chegada da pandemia da COVID-19. O instituto diz que o projeto arqueológico terá que ser adiado para priorizar a verba do governo à saúde pública, mas espera que, algum dia, tenha dinheiro suficiente para poder fazer a exibição.

Especialistas acreditam que os símbolos tenham sido inscritos no túnel pelo fato de que os indígenas eram a maioria da força de trabalho na época. Esses entalhes eram feitos em pedras usadas na construção de casas e igrejas da era colonial.

 

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo, AP, Gobierno de Mexico