Publicidade

Como preservar a água? Veja dicas para economizar!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Novembro de 2022 às 19h09

Link copiado!

Imagem: Jimmy Chang/Unsplash
Imagem: Jimmy Chang/Unsplash

A água é uma necessidade básica não só para os seres humanos, mas também para toda a vida na Terra. Contudo, apesar desta importância tamanha, o número de pessoas ao redor do mundo que não tem o acesso adequado a esse recurso passa da casa do bilhão. Aumentar os esforços para preservar a água é fundamental para que todos possam usufruir dela no futuro.

Pode ser estranho pensar em falta d’água quando 70% da superfície do planeta é coberta por ela. O fato é que mais de 97% da água está no oceano e, portanto, é salgada. E a maior parte dos quase 3% de água doce da Terra ainda está em geleiras. O que resta para o consumo humano é pouco mais de 20% desses quase 3% de água doce existente em nosso mundo.

Continua após a publicidade

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento indicam que o consumo de água por pessoa em um dia no Brasil foi de aproximadamente 154 litros em 2019. Esse número não foi o mesmo em todo o território: estados do Sudeste são os que mais gastam água, com o Rio de Janeiro passando dos 200 L/habitante/dia. Norte e Nordeste são as regiões onde o consumo é menor, com uma média de 120 a 130 litros por habitante em um dia.

A ONU diz que 110 litros de água é o suficiente para uma pessoa consumir em um dia. Ou seja, há muito o que melhorar no Brasil. Aprender como economizar água é, portanto, importante para toda a população.

Dicas de como economizar água

Os tópicos a seguir apresentam algumas dicas que podem ser adotadas no dia a dia para ajudar na preservação deste recurso tão importante para todos nós. Ao seguir essas dicas, além de ajudar o meio ambiente, você também vai economizar dinheiro na conta de água em casa.

Continua após a publicidade
  • Diminua o tempo no banho: tente limitar o tempo no chuveiro de 5 a 10 minutos. Chuveiros elétricos também são uma opção mais econômica que os que são a gás. Isso porque esquentam mais rápido e, no geral, têm vazão menor.
  • Deixe a torneira fechada: não deixe a torneira aberta desnecessariamente enquanto escova os dentes ou lava a louça.
  • Evite o uso de mangueiras: o gasto elevado de água das mangueiras é desnecessário para uma limpeza eficiente da calçada ou do carro. Prefira varrer ao invés de lavar a calçada e lave o carro utilizando a água em um balde.
  • Descargas econômicas: descargas com caixa acoplada são mais econômicas que as tradicionais. Existem também as de duplo acionamento, que usam de 3 a 6 litros, dependendo do botão pressionado. Já as mais antigas podem chegar a 12 litros por vez.
  • Uso consciente da máquina de lavar roupas: tente usar sua máquina de lavar apenas na capacidade máxima. Este eletrodoméstico gasta muita água para usá-lo com pouca roupa por vez.
  • Busque eletrodomésticos econômicos: falando na máquina de lavar, pesquise bem na hora de comprar este e outros eletrodomésticos que usam água. Prefira os modelos que tenham um uso mais eficiente.
  • Vazamentos: verifique vazamentos em registros e canos e feche bem as torneiras. Uma torneira pingando pode gastar, ao longo de um ano, milhares de litros de água.
  • Evite desperdícios na piscina: se você tem piscina na sua casa, utilizar uma capa evita com que a água evapore e você tenha que completá-la com frequência.
  • Reuso da água: há diversas possibilidades de reaproveitar a água de uso doméstico. A água da máquina de lavar é uma ótima opção para lavar o quintal e a calçada. Se você tem aquário, utilize a água da troca para regar as plantas.
  • Aproveite a água da chuva: vale desde sistemas elaborados de captação até usar baldes no quintal. A água da chuva pode ser útil para lavar o quintal e o carro ou regar as plantas.