Chuva no RS volta e faz população buscar áreas seguras
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
O Rio Grande do Sul começa esta semana com alerta de chuva e queda nas temperaturas. A previsão do tempo indica que deve chover principalmente na próxima quinta-feira (16) em diversas regiões. A situação agrava a calamidade pública em dezenas de municípios do estado por causa das enchentes que ocorrem desde o início do mês e obriga a população a buscar áreas seguras.
- Veja imagens de enchentes do RS feitas pela NASA
- Posição geográfica de Porto Alegre piora enchentes no Sul
O próprio governador, Eduardo Leite, anunciou que os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí devem voltar a ter elevação de nível. Diante do cenário, a Defesa Civil emitiu um alerta, orientando: "quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer”.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, também orientou que as pessoas que voltaram para casa após o recuo das águas deveriam deixar os locais novamente: “Saia imediatamente porque as águas voltarão, e a pessoa provavelmente terá que ser resgatada [se ficar]”.
Situação no Rio Grande do Sul
Por enquanto, os registros disponibilizados pelo governo dizem o seguinte:
- 76.399 pessoas resgatadas
- 446 municípios afetados
- 10.555 animais resgatados
- 143 mortes
- 131 pessoas desaparecidas
- 537.380 pessoas desalojadas
- 81.285 pessoas espalhadas por mais de 700 abrigos temporários
O alerta da Defesa Civil também diz que pessoas afetadas pela enchente não devem tentar atravessar áreas alagadas a pé ou de carro. Vale lembrar que a exposição à enchente tem risco de leptospirose e outras doenças.
“Procure informações com a Defesa Civil de sua cidade. Em caso de emergência, ligue 193/190”, aponta o comunicado.
Previsão do tempo: chuva no RS
O Metsul Meteorologia revelou que esta semana traz boas e más notícias para o Rio Grande do Sul: mesmo que a chuva no RS seja menor em comparação com os últimos dias, haverá uma forte massa de ar frio.
Segundo o instituto, a segunda-feira (13) representa chuva e garoa no estado, mas com volumes menores do que no domingo. Mas áreas como a Serra e o Litoral Norte enfrentam risco de chuva moderada a forte.
Na terça, o estado se depara com ar frio e temperatura baixa. Enquanto isso, na quarta-feira (15), haverá Sol, com tempo seco e frio. A temperatura segue baixa.
Mas o Metsul revela que na quinta (16), o tempo muda de novo, com chuva em diversas regiões. Na sexta (17), a instabilidade continua.
Diante dessas previsões, os especialistas não conseguem estimar quando o nível de água vai baixar, colocando um fim a essa onda de enchentes, inundações e alagamentos no Sul do Brasil.
Fonte: Agência Brasil, Metsul