Publicidade

Céu embaçado | Qual é a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash/Erick Martins
Unsplash/Erick Martins

Você provavelmente já acordou em uma manhã fria de outono ou inverno e se deparou com o céu embaçado. Diante disso, talvez tenha dito a alguém que viu um nevoeiro, uma neblina ou uma névoa.

Mas, você sabia que há diferenças entre esses fenômenos?

Nevoeiro, neblina e névoa se diferenciam principalmente pela intensidade da nuvem de umidade que se forma, o que influencia os níveis de restrição de visibilidade para pedestres e pilotos, por exemplo. E, embora possam parecer sinal de chuva, esses fenômenos indicam tempo firme e céu limpo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A formação desses “tapetes de nuvem” depende de altos níveis de umidade no ar, pouco vento e céu limpo durante a noite — ou seja, quanto mais estável estiver o tempo na madrugada, maior a chance de o céu amanhecer embaçado. Contudo, após o nascer do sol, o calor dissipa essa nuvem.

Nevoeiro ou neblina

Apesar da nomenclatura diferente, nevoeiro e neblina referem-se ao mesmo fenômeno. Ele costuma ocorrer nas primeiras horas da manhã, é mais denso e pode prejudicar o trânsito e as atividades em aeroportos. Nessa situação, a umidade do ar gira em torno de 90% e a visibilidade horizontal é inferior a 1 km.

Serras, vales e regiões de baixada são locais propensos à formação de neblina, pois concentram ar frio e altos índices de umidade.

Névoa úmida

A névoa úmida é a forma mais branda do nevoeiro e não compromete significativamente a visibilidade dos motoristas. Também ocorre nas manhãs frias do outono e inverno, sendo frequentemente confundida com chuvisco.

Continua após a publicidade

Nesse caso, a umidade do ar fica em torno de 80%, indicando uma grande concentração de vapor d’água. A visibilidade, quando o fenômeno está presente, varia entre 1 km e 5 km de distância.

Névoa seca

Ao contrário dos demais fenômenos, a névoa seca ocorre quando a umidade relativa do ar está abaixo dos 30%, geralmente acompanhada por poeira, poluição e fumaça. É comum no outono e no inverno, estações em que grande parte do Brasil registra baixos volumes de precipitação.

Continua após a publicidade

Sistemas de alta pressão também favorecem a formação dessas nuvens cinzentas e opacas no horizonte. Eles empurram o ar de cima para baixo, concentrando partículas de poluição nas camadas mais baixas da atmosfera.

Leia mais: 

VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?

Continua após a publicidade

Fonte: Climatempo