Granizo deixa deserto na Arábia Saudita com aparência de neve
Por André Lourenti Magalhães |
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram o deserto de Al-Nafud, na região de Al-Jawf, na Arábia Saudita, coberto com o que parece ser neve. A camada de gelo, na verdade, foi formada por granizo, mas as imagens ainda chamam a atenção pelo cenário atípico.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Tipo IBGE: como brasileiros ajudaram a criar o "censo" da Via Láctea
- Praias da Austrália se deparam com misteriosas bolas de fezes e drogas
De acordo com a assessoria de imprensa da Arábia Saudita, as camadas brancas foram registradas no último dia 2 de novembro, mas as chuvas continuaram na região nos dias seguintes. A emissora Al Jazeera explica que a formação branca de gelo foi causada por chuvas fortes e pedras de granizo, enquanto algumas áreas da região sofreram com enchentes.
A região de Al-Jawf fica localizada no norte da Arábia Saudita, próxima à fronteira com a Jordânia. Nas épocas mais quentes do ano, a temperatura no deserto pode ultrapassar os 50ºC, o que deixa as imagens mais impressionantes.
O país já registrou neve em outras regiões no passado, principalmente nas áreas mais montanhosas. Em 2021, uma tempestade na região de Aseer cobriu o solo de neve e, pela primeira vez em quase 50 anos, registrou temperatura abaixo de zero, segundo o site MetSul.
Neve ou granizo?
Visto de longe, o acúmulo de granizo pode ser bem parecido com a neve, mas existem algumas diferenças entre os fenômenos. Normalmente, a neve é a precipitação composta por partículas em formato de flocos ou cristais de gelo, enquanto o granizo é composto por pedras de gelo e vem acompanhado de chuva com a água em estado líquido.
Leia também:
- Tragédia de Pompeia: DNA mostra que corpos não eram de quem pensávamos
- Estudo mostra que gatos são melhores que bebês ao associar palavras
- Detalhe em obra de Michelangelo denota doença mortal da atualidade
VÍDEO: FERRAMENTA PARA PAIS DE PET 😸