Cão-robô com lança-chamas ajuda na agricultura e combate pragas
Por Nathan Vieira |

Os robôs têm conquistado cada vez mais espaço na agricultura, e agora um estudo ainda não revisado por pares publicado na plataforma ArXiv mostra mais uma utilidade para essa tecnologia. Os engenheiros da Texas A&M University (EUA) e da Mohamed Bin Zayed University of Artificial Intelligence (Abu Dhabi) configuraram um robô da Boston Dynamics com um maçarico para impedir o crescimento de ervas daninhas.
Mas a proposta do robô não é incinerar as ervas daninhas. Em vez disso, ele é projetado para identificar e aquecer o centro da planta e assim impedir seu crescimento por várias semanas.
Isso quer dizer que as ervas daninhas não morrem, e nesse tempo a plantação tem uma chance de "lutar" contra a praga.
Nas costas do robô Spot da Boston Dynamics, os engenheiros acoplaram um pequeno tanque cheio de propano, usado para abastecer o maçarico — que, por sua vez, é segurado pelo braço do robô.
Robô "aquece" ervas daninhas
Os autores do estudo testaram primeiro o lança-chamas para garantir que pudessem atingir com precisão o centro das ervas daninhas e então colocaram o robô em um campo de algodão plantado com ervas daninhas.
Na prática, as espécies que os robôs deveriam atingir eram: o girassol(Helianthus annuus) e a erva-de-santiago gigante (Ambrosia trifida).
Ao todo, foram necessários cinco testes até ser possível comprovar que o robô conseguia localizar e incendiar as ervas daninhas com uma precisão de 95%. Veja como funciona:
No entanto, os próprios pesquisadores reconhecem que a bateria do robô só dura 40 minutos, por isso um dos principais focos é resolver essa questão, tornando-a mais duradoura.
Outra ideia para o futuro é equipar o cão-robô com um dispositivo de choque, capaz de fornecer mais de 10.000 volts, e assim usar para interromper o crescimento das ervas daninhas por mais tempo.
Neste ano, também nos EUA, uma empresa chamada Throwflame investiu em um cão-robô com um lança-chamas. Trata-se do Thermonator, cujo fogo chega a 9 metros de distância. O robô tem até mira a laser.
Fonte: ArXiv, New Scientist