Buraco misterioso de 32 m surge no deserto do Atacama
Por Danielle Cassita • Editado por Rafael Rigues |
No sábado (30), um misterioso buraco com mais de 32 m de diâmetro na superfície e 64 m de profundidade se abriu em uma área de mineração no deserto do Atacama, Chile. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) foi informado do ocorrido naquele dia, e enviou uma equipe especializada à área para coletar informações e preparar um relatório técnico.
- As 5 maiores perguntas da ciência
- Evidências do maior terremoto da história são encontradas no norte do Chile
O buraco surgiu em uma área operada pela mineradora canadense Lundin Mining, próxima da mina de Alcaparrosa. Após o ocorrido, as autoridades decidiram fechar uma área de 100 m ao redor do buraco como medida de segurança. Em entrevista à mídia local, Cristóbal Zúñiga, prefeito de Tierra Amarilla, alertou que o buraco é resultado das práticas extrativistas, conduzidas na região.
Veja imagens do buraco:
David Montenegro, diretor nacional do Sernageomin, afirmou em um comunicado que o ocorrido não afetou pessoas, equipamentos ou instalações dentro e fora do local. “A empresa suspendeu o trabalho na vertical do buraco, tentando o tempo todo proteger os trabalhadores de Alcaparrosa”, disse.
Ele comentou que, nesta segunda-feira (1º), os especialistas da Sernageomin estão trabalhando junto da empresa para definir as causas da abertura do buraco, garantindo também as medidas de segurança para funcionários e comunidades próximas.
Por fim, Montenegro destacou que os profissionais da Direção Regional e do nível central da Sernageomin estiveram na região para verificar se havia fissuras e entrar na mina, para ver a situação dela. “Eles recolheram informações, que permitirá seguir o trabalho no terreno nesta terça-feira”, finalizou.
Fonte: Servicio Nacional de Geología y Minería; Via: G1