Publicidade

Brasil será o país sede da conferência da ONU pelo clima em 2025

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
wikimedia/onu
wikimedia/onu

O Brasil foi anunciado na última sexta-feira (26) como sede da 30ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. O encontro anual, que reúne representantes de todo o planeta para a discussão de questões ambientais, vai acontecer em 2025 na cidade de Belém do Pará.

O comunicado foi feito através das redes sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo que aparece com seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governador paraense, Helder Barbalho. Lula, que já participou de COPs no Egito, França e Dinamarca, afirma que, nelas, “o pessoal só fala da Amazônia.” A partir disso, surge a ideia de trazer o evento para cá. “Por que então não fazer a COP em um estado da Amazônia pra vocês conhecerem o que é a Amazônia?” completa o presidente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A escolha da cidade sede foi oficializada no dia 18, quando o Grulac — grupo que reúne nação da América Latina e do Caribe — manifestou apoio à decisão por Belém. A aprovação do grupo era necessária pois a ONU já previa que a COP fosse realizada na América Latina, mas a escolha da sede dependia de um aval regional.

A última COP, que aconteceu no Egito, teve como marco a importante aprovação de um fundo monetário para ajudar países em desenvolvimento afetados pelas mudanças climáticas. Neste ano, o evento internacional ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP28, porém, já sofre críticas, pois seu presente-designado Sultan Ahmed al-Jaber é também responsável pela empresa estatal de petróleo do país, caracterizando um pssível conflito de interesses.

Em agosto deste ano, a cidade de Belém também irá receber a Cúpula da Amazônia que reúne representantes dos países que integram esse bioma: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Fonte: Agência BrasilFolha

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*