Publicidade

Brasil abaixo de 0° | Cidades registram temperaturas negativas nesta quarta (25)

Por  | 

Compartilhe:
 Paulo Pinto/Agência Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasil

A primeira onda de frio do inverno no Brasil — terceira do ano — derrubou as temperaturas em diversas cidades da região Sul do país. Municípios localizados nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina amanheceram nesta quarta-feira (25) com os termômetros abaixo de 0 °C.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no território paranaense foi no município de General Carneiro, onde os termômetros marcaram -7,8 °C.

Outros destaques no Paraná foram as cidades de São Mateus do Sul, com -4,2 °C, e Joaquim Távora, que registrou mínima de -1,2 °C.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No Rio Grande do Sul, estações do Inmet registraram -3,6 °C tanto em Serafina Corrêa — a 220 km de Porto Alegre — quanto em Vacaria, localizada a 238 km da capital gaúcha.

Temperaturas negativas em SC

Assim como nos demais estados do Sul, diversos municípios de Santa Catarina registraram temperaturas abaixo de zero nesta quarta-feira. Dados do Epagri/Ciram apontam que, em Urupema, os termômetros marcaram -8,03 °C.

O frio também foi intenso nas cidades catarinenses de São Joaquim — com mínima de -7,67 °C —, Urubici-6,64 °C —, Otacílio Costa-6,04 °C —, e Fraiburgo — onde os termômetros chegaram a -5,87 °C.

Massa de ar polar

A queda acentuada das temperaturas nos estados do Sul se deve à chegada da primeira onda de frio do inverno, que atinge o país desde a última segunda-feira (23). Causado pela influência de uma forte massa de ar polar, o fenômeno deve manter as temperaturas baixas até sexta-feira (27).

Além dos três estados do Sul, também devem ser impactadas áreas de São Paulo, o sudoeste de Minas Gerais, o sul de Goiás e as regiões sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?

Continua após a publicidade

Fonte: Inmet; Epagri/Ciram