Brasil abaixo de 0° | Cidades registram temperaturas negativas nesta quarta (25)
Por João Melo |

A primeira onda de frio do inverno no Brasil — terceira do ano — derrubou as temperaturas em diversas cidades da região Sul do país. Municípios localizados nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina amanheceram nesta quarta-feira (25) com os termômetros abaixo de 0 °C.
- Mistério revelado: por que ficamos mais doentes quando está frio?
- Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios, mas não é por causa do frio
- Banheiro toda hora | Por que sentimos mais vontade de fazer xixi no frio?
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no território paranaense foi no município de General Carneiro, onde os termômetros marcaram -7,8 °C.
Outros destaques no Paraná foram as cidades de São Mateus do Sul, com -4,2 °C, e Joaquim Távora, que registrou mínima de -1,2 °C.
No Rio Grande do Sul, estações do Inmet registraram -3,6 °C tanto em Serafina Corrêa — a 220 km de Porto Alegre — quanto em Vacaria, localizada a 238 km da capital gaúcha.
Temperaturas negativas em SC
Assim como nos demais estados do Sul, diversos municípios de Santa Catarina registraram temperaturas abaixo de zero nesta quarta-feira. Dados do Epagri/Ciram apontam que, em Urupema, os termômetros marcaram -8,03 °C.
O frio também foi intenso nas cidades catarinenses de São Joaquim — com mínima de -7,67 °C —, Urubici — -6,64 °C —, Otacílio Costa — -6,04 °C —, e Fraiburgo — onde os termômetros chegaram a -5,87 °C.
Massa de ar polar
A queda acentuada das temperaturas nos estados do Sul se deve à chegada da primeira onda de frio do inverno, que atinge o país desde a última segunda-feira (23). Causado pela influência de uma forte massa de ar polar, o fenômeno deve manter as temperaturas baixas até sexta-feira (27).
Além dos três estados do Sul, também devem ser impactadas áreas de São Paulo, o sudoeste de Minas Gerais, o sul de Goiás e as regiões sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Leia mais:
- O que é 'mínima invertida'? Entenda o fenômeno comum na passagem de frente fria
- Qual é o lugar mais frio do Brasil?
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?
Fonte: Inmet; Epagri/Ciram