Qual é o lugar mais frio do Brasil?

Qual é o lugar mais frio do Brasil?

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 26 de Março de 2022 às 14h00
Rawpixel/Envato

O território brasileiro é tão grande que nele encontramos os mais variados climas. Mas você sabe qual é o lugar mais frio do Brasil? Por incrível que possa parecer para alguns, o país conhecido pelo calor possui tem lugares onde a temperatura alcança valores negativos com muita facilidade.

Na verdade, o Brasil tem reconhecida por lei a Capital Nacional do Frio, localizada na região Sul do país. O pequeno município serrano de Urupema, em Santa Catarina (SC), tem a fama de registrar as menores temperaturas do território brasileiro.

Conheça o lugar mais frio do Brasil

O pequeno município catarinense de Urupema é o lugar mais frio do Brasil e está localizado em uma região montanhosa, cuja altitude média gira em torno dos 1.425 metros. Seu clima é classificado como temperado oceânico. Isso significa que seus invernos são bem frios e seus verões são apenas frescos.

A cidade catarinense de Urupema tem o título de Capital Nacional do Frio brasileiro (Imagem: Reprodução/Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema)

Durante o auge do verão, em fevereiro, a média de temperatura não passa dos 18 °C, enquanto no inverno a média gira em torno dos 8 °C. Bom, mas essas são apenas a médias, porque as menores temperaturas por lá podem despencar para bem abaixo de zero.

A menor temperatura já registrada em Urupema foi de - 8,92 °C, de acordo com a Epagri/Ciram, unidade responsável por monitor o tempo em SC. Dada a sua altitude e configuração geográfica, cercada de montanhas, o pequeno município pode enfrentar vários dias a baixo de zero durante o inverno.

Em Urupema, as geadas são comuns ao longo do ano, com maior intensidade, é claro, no inverno (Imagem: Reprodução/Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema)

Mais do que as temperaturas negativas, também é comum o registro de neve em alguns dias de frio extremo durante o inverno de Urupema, além da ocorrência de geadas ao longo do ano — outro fenômeno atribuído à altitude do município.

Tão famoso por seu frio, o município de Urupema foi oficialmente nomeado como a Capital Nacional do Frio, através da Lei nº 14.255. de 30 de novembro de 2021, que passou a valer na mesma data de sua publicação.

Os 5 lugares mais frios do Brasil

Urupema até pode ser a Capital Nacional do Frio, mas as temperaturas negativas não são uma exclusividade dela. Na verdade, a maior parte dos lugares mais frios do Brasil estão localizados na região Sul do país.

Conheça, além de Urupema, os cinco lugares mais frios do Brasil:

  • Bom Jardim da Serra, SC: localizado também em Santa Catarina, o município de Bom Jardim da Serra se encontra a uma altitude média, cerca de 1.245 metros, cuja menor temperatura já registrada marcou - 7,4 °C. No verão, a temperatura média não passa dos 22 °C e, no inverno, em torno de 7,9 °C;
  • São Joaquim, SC: mais uma vez, Santa Catarina aparece na lista de lugares mais frios do Brasil, agora representada pelo município de São Joaquim, localizada a uma altitude média de 1.324 metros. Sua média de temperatura anual é de 13,5 °C. No verão, o termômetro registra uma média de 18 °C, enquanto no inverno se mantém na faixa dos 9,8 °C. Seu recorde de mínima é de - 7,2 °C;
  • Cambara do Sul, RS: localizado a uma altitude média de 1.031 metros, o município de Cambará do Sul tem uma temperatura média anual de 15 °C. No verão, a média máxima não passa dos 19 °C, já a média mínima, fica em 10 °C. Sua menor temperatura já registrada é de - 7,2 °C, o que a coloca ao lado de São Joaquim;
  • Urubici, SC: o município catarinense de Urubici é frenquentemente apontado como um dos destinos mais frios do Brasil e mesmo com uma altitude média de 918 metros, pode as temperaturas podem ser tão baixas quanto os destinos anteriores. A menor temperatura já registrada é de - 6,5 °C. A média do verão, é de 18 °C e a do inverno, em torno de 10 °C;
  • São José dos Ausentes, RS: com uma altitude média de 1.200 metros, o município de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, é conhecido como um dos lugares mais frios do Brasil. Sua temperatura média anual é de 14 °C. No verão, não passa dos 22 °C e no inverno gira em torno dos 6 °C. Sua menor temperatura foi de - 5,5 °C.

Fonte: Governo de SC (1, 2), G1, INMET, Planalto.gov

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.