Publicidade

Bagas de zimbro | Sabor de gim-tônica pode ser afetado pelas mudanças climáticas

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash/Laure Noverraz
Unsplash/Laure Noverraz

Você sabia que as mudanças climáticas podem alterar o sabor da sua gim-tônica? É o que revela um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido. A descoberta foi publicada em 12 de junho deste ano no Journal of the Institute of Brewing.

De acordo com os pesquisadores do Centro Internacional de Cervejaria e Destilação da universidade, os padrões climáticos mais voláteis estão alterando o sabor das bagas de zimbro, ingrediente fundamental para o gosto característico do gim.

Segundo os especialistas, o aumento das chuvas ao longo do ano em determinadas regiões pode exigir períodos mais longos de secagem das bagas, afetando sua composição química.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Os compostos menos solúveis em água são os mais afetados pela secagem pós-colheita. Para os destiladores, isso significa que o perfil de sabor pode mudar dependendo das condições da colheita”, destacou a professora Annie Hill, supervisora do estudo, em comunicado.

Adaptação das estratégias

Os produtores de gim normalmente obtêm as bagas de zimbro de regiões específicas para garantir sabores consistentes. Mas, à medida que os padrões climáticos mudam, talvez seja necessário adaptar estratégias e parâmetros de produção.

“Com um clima em constante mudança afetando as condições de cultivo globalmente, é cada vez mais importante monitorar o efeito sobre as plantações de zimbro existentes e estar atento às novas áreas de cultivo emergentes”, pontuou Matthew Pauley, professor do Centro Internacional de Cervejaria e Destilação.

Os pesquisadores explicam que os resultados do estudo podem ajudar os destiladores a tomarem decisões relacionadas à época de colheita e regimes de secagem das bagas, por exemplo.

E com as mudanças climáticas influenciando cada vez mais os produtos agrícolas, a pesquisa aponta para um caminho onde a gim-tônica pode se tornar um indicador das alterações observadas no nosso planeta.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO | O SOM QUE MUDA O GOSTO DA BEBIDA

Continua após a publicidade

Fonte: Universidade Heriot-Watt