Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Árvores mecânicas" absorvem CO2 com mais eficiência do que vegetação natural

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Janeiro de 2022 às 18h10

Link copiado!

Climeworks
Climeworks

Uma árvore mecânica capaz de remover dióxido de carbono (CO2) da atmosfera seria uma ferramenta eficaz para os esforços contra as mudanças climáticas. O sistema, desenvolvido pela empresa sueca Climeworks, é até milhares de vezes mais eficiente na captura de carbono do que as árvores naturais.

Segundo Klaus Lackner, professor da Arizona State University (ASU) e que está à frente da árvore mecânica, a Climeworks é pioneira na captura direta do ar para remoção de carbono e em seu armazenamento seguro.

Continua após a publicidade

Ele explicou que o sistema é formado por colunas verticais onde discos revestidos de resina química, com um metro e meio de diâmetro, são empilhados, tendo cinco centímetros de distância um do outro. Conforme o ar passar por esses discos, o carbono é absorvido pela superfície deles. Dentro de 20 minutos, os discos ficam pesados de CO2 e afundam em um barril na base na estrutura. “Enviamos água e vapor para liberar o CO2 em um ambiente fechado”, acrescentou Lackner.

Soluções da geoengenharia

No ano passado, a Climeworks recebeu US$ 2,5 milhões em financiamento do Departamento de Energia dos EUA (DOE, na sigla em inglês) para desenvolver seu sistema de árvores mecânicas no país.

Continua após a publicidade

Na ocasião, a empresa planejava construir três fazendas que poderiam, cada uma, absorver até 1.000 toneladas de CO2 ao dia. Ao que tudo indica, a primeira será inaugurada em abril deste ano.

Outro ponto forte da árvore mecânica é a baixa necessidade de energia que ela exige quando comparada a outros projetos de geoengenharia. Além disso, ela não apenas captura o carbono, mas também o armazena de forma segura.

Ainda assim, Lackner destacou que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e, portanto, ainda são necessários ajustes em parceria com o DOE para que o serviço seja implementando em escala nacional e por um valor acessível.

Continua após a publicidade

Fonte: INVERSE; Via Futurism