Publicidade

Alerta de Clima | Ciclone extratropical leva fortes temporais a quatro estados

Por  | 

Compartilhe:
Šime Barešić/Domínio Público
Šime Barešić/Domínio Público

Nesta semana, o avanço de uma área de baixa pressão paraguaia para o centro-sul do Brasil irá trazer temporais para até quatro estados. O fenômeno deve ser intensificado por um cavado meteorológico (longa região de baixa pressão) nos níveis médios da atmosfera e por um ciclone extratropical, formado próximo à costa brasileira do sudeste. O espalhamento acontecerá entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25).

Ainda na quarta-feira (23), o estado do Mato Grosso do Sul deve receber temporais, especialmente no oeste. No dia seguinte, as chuvas fortes devem chegar ao centro-sul e leste do mesmo estado, bem como ao Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Estados sob risco

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nos estados do Paraná e de São Paulo, linhas de instabilidade adicionais podem avançar e piorar as tempestades, trazendo ventania e granizo. Os ventos podem chegar entre 60 e 80 km/h nesses locais. Já na sexta-feira (25), as chuvas devem diminuir no sul do país e no Mato Grosso do Sul, mas podem continuar em São Paulo.

No estado paulista, há chances menores de granizo e ventania, mas os acumulados serão elevados, especialmente nas partes leste e norte, incluindo a capital. Alagamentos e enchentes poderão ocorrer, com quedas prováveis de galhos ou árvores.

Um fenômeno à parte, causado pelo deslocamento lento de uma frente fria de encontro ao ar quente e úmido, deverá favorecer instabilidades na Bahia, especialmente no litoral leste e no sul do estado. Chuvas moderadas e fortes são esperadas até a próxima quinta-feira (24), com muitos raios e vento forte. Chuvas intensas deverão estar concentradas em espaços curto de tempo, com acumulados na Região Metropolitana de Salvador, capital. Estes podem ficar entre 100mm e 150mm.

Leia também:

VÍDEO: É possível sentir o cheiro da chuva antes que ela chegue?

Continua após a publicidade

Fonte: Climatempo 1, 2

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*