Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

50º Dia da Terra: comemore com eventos online e pôsteres da NASA para baixar

Por| 22 de Abril de 2020 às 13h18

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

No dia 22 de abril, celebra-se o Dia da Terra, data que tem como objetivo intensificar a consciência de todos sobre a conservação do nosso planeta. Neste ano, enquanto completa sua 50ª edição, a data será celebrada de maneira atípica: por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento oficial será online.

A Earth Day Network, organização que coordena o movimento, anunciou que nesta quarta-feira (22) vai disponibilizar em seu site uma série de mensagens e transmissões ao vivo com personalidades como o Papa Francisco, o ex-vice-presidente Al Gore, o ator Zac Efron e o ambientalista Denis Heyes, que organizou o primeiro Dia da Terra.

História do Dia da Terra

Foi há exatos 50 anos, no dia 22 de abril de 1970, que cerca de cem mil pessoas ocuparam a Quinta Avenida, em Manhattan, Nova York. Outras centenas de cidades dos Estados Unidos replicaram a ação simultaneamente em ruas, praças e universidades. Era um protesto contra a poluição e outros temas relacionados ao meio ambiente - mas não apenas isso, marcando o início da criação de uma agenda ambiental global.

Continua após a publicidade

O movimento foi iniciado pelo senador Gaylord Nelson, também ativista ambiental, mas suas diretrizes afirmam que O Dia da Terra pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organização. Também não diz respeito a reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas. Desse modo, a data pode ser celebrada por qualquer indivíduo ou grupo preocupado com o meio ambiente.

O "nascer" da Terra 

Continua após a publicidade

Em 24 de dezembro de 1968, o astronauta da Apollo 8, Bill Anders, capturou uma imagem do nosso pequeno planeta surgindo no horizonte da Lua, cercado pela imensidão escura do espaço sideral. Essa nova visão do nosso lar despertou muitas pessoas para a luta pela preservação do nosso planeta, e ajudou na ascensão do movimento ambiental da época. Como Anders afirmou ao descrever sua visão, "viemos por todo esse caminho para explorar a Lua, e o mais importante é que descobrimos a Terra".

Entre os resultados desse despertar, o primeiro Dia da Terra aconteceu no dia 22 de abril de 1970. A imagem, batizada de “Nascer da Terra” (Earthrise, em inglês), elevou o nível de consciência da população sobre questões ecológicas. Mas, além disso, a fotografia “incutiu um senso de urgência para aqueles que já estavam na linha de frente, combatendo a poluição e afirmando que nossa saúde e nosso planeta estavam em perigo", de acordo com Kathleen Rogers, presidente da Earth Day Network.

O movimento de 1970 obteve grandes resultados. Com cerca de 10% da população nas ruas, o Congresso dos EUA aprovou medidas como a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e leis ambientais como a Lei Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional e a Lei do Ar Limpo.

Tornando-se global em 1990, o Dia da Terra passou a ser celebrado em todo o mundo. E, embora a pandemia da COVID-19 tenha transformado o 50º aniversário de 2020 em uma experiência apenas virtual, existem muitas maneiras de participar. Você pode conferir os eventos do dia através da ferramenta de pesquisa produzida pela Earth Day Network, incluindo as lives que acontecerão no Brasil.

Continua após a publicidade

Artes da NASA para celebrar o Dia da Terra

A NASA costuma compartilhar com o mundo imagens impressionantes do universo, como estrelas, galáxias e planetas. Mas, hoje, para homenagear o 50º aniversário do Dia da Terra, a agência espacial disponibilizou pôsteres nos quais o destaque é nosso planeta natal - e você pode baixá-los gratuitamente em alta resolução.

Com o primeiro pôster, a NASA nos mostra as fases da Terra como seriam vistas no espaço. Ao contrário da Lua, que sempre nos mostra a mesma face, nosso planeta gira em seu próprio eixo todos os dias. Assim, se você estiver na Lua, verá as características da superfície terrestre mudarem a cada dia, bem como a fase.

Continua após a publicidade

Com a segunda imagem, a NASA nos mostra o quão vivo e dinâmico é nosso mundo. Intitulado “Camadas” (na tradução literal), o pôster representa os complexos níveis de atividades terrestres que a agência espacial estuda com seus satélites e instrumentos científicos.

Mudanças no solo, marés nos oceanos, erupções de vulcões, tempestades e neve que derrete. Além de todas as mudanças naturais, as cidades se expandem. Esses sistemas em constante mudança estão interligados e afetam toda a vida na Terra, assim como o próprio planeta. E a NASA está sempre observando com os “olhos” de seus instrumentos.

Continua após a publicidade

Você pode fazer o download dos pôsteres da NASA para o Dia da Terra aqui.

Fonte: NASA, USA Today via Space.com