Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Mac não tem Face ID ou tela touch?

Por| Editado por Bruno Salutes | 11 de Novembro de 2021 às 18h40

Link copiado!

Foto: Aditya Joshi (Unsplash)
Foto: Aditya Joshi (Unsplash)
Tudo sobre Apple

Enquanto existe um vasto número de aparelhos de concorrentes diretos da Apple — como os Chromebooks do Google e uma série de notebooks com Windows — que possuem tela touchscreen, a Apple nunca fez menção de introduzir esta tecnologia em seus computadores.

Além disto, mesmo com as sucessivas melhorias das câmeras de seus notebooks ano após ano, o recurso de Face ID jamais foi incluído para desbloquear o acesso do usuário de forma rápida e segura, limitando-se a utilizarem o Touch ID do teclado para isto. Mas por quê? É o que vamos entender melhor a seguir.

Por que a câmera do Mac não possui Face ID

Continua após a publicidade

Em relação ao recurso de Face ID, apesar da introdução de um novo notch nos modelos do MacBook Pro lançados no evento de outubro de 2021, a Apple manteve o apenas o Touch ID do teclado como a alternativa mais rápida para desbloquear o acesso do usuário da máquina.

A razão disto, segundo executivos da própria empresa, é que, como o usuário já está com as mãos sobre o teclado, faz muito mais sentido manter o desbloqueio seguro do MacBook pela função do Touch ID no teclado. Então tá, Apple.

Por que o Mac não possui tela touchscreen

Continua após a publicidade

Já em relação a uma eventual tela sensível ao toque nos Macs, os executivos da Apple argumentam que já possuem o melhor computador com tela touch do mundo: o iPad, que estaria totalmente otimizado para funcionar desta forma — é como se a empresa concentrasse toda a tecnologia touchscreen em telas grandes para usar na produção de seus tablets.

Outro motivo deduzível e não mencionado de forma explícita seria por conta da espessura da tela atual dos Macs. Para mantê-la fina da maneira que está hoje em dia nos modelos atuais, uma tela sensível ao toque exigiria uma readequação completa de sua estrutura, o que muito provavelmente, por consequência, impactaria em sua espessura, tornando-as ligeiramente mais grossas do que a Apple — com todo o seu histórico obsessivo pela perfeição no design de seus produtos — poderia aceitar.