Por que o Mac não tem Face ID ou tela touch?

Por que o Mac não tem Face ID ou tela touch?

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 11 de Novembro de 2021 às 18h40
Foto: Aditya Joshi (Unsplash)

Enquanto existe um vasto número de aparelhos de concorrentes diretos da Apple — como os Chromebooks do Google e uma série de notebooks com Windows — que possuem tela touchscreen, a Apple nunca fez menção de introduzir esta tecnologia em seus computadores.

Além disto, mesmo com as sucessivas melhorias das câmeras de seus notebooks ano após ano, o recurso de Face ID jamais foi incluído para desbloquear o acesso do usuário de forma rápida e segura, limitando-se a utilizarem o Touch ID do teclado para isto. Mas por quê? É o que vamos entender melhor a seguir.

Por que a câmera do Mac não possui Face ID

Em relação ao recurso de Face ID, apesar da introdução de um novo notch nos modelos do MacBook Pro lançados no evento de outubro de 2021, a Apple manteve o apenas o Touch ID do teclado como a alternativa mais rápida para desbloquear o acesso do usuário da máquina.

A razão disto, segundo executivos da própria empresa, é que, como o usuário já está com as mãos sobre o teclado, faz muito mais sentido manter o desbloqueio seguro do MacBook pela função do Touch ID no teclado. Então tá, Apple.

Mesmo o novo MacBook Pro de 2021 não apresenta o recurso de Face ID no notch da câmera. (Reprodução/Pocket-lint)

Por que o Mac não possui tela touchscreen

Já em relação a uma eventual tela sensível ao toque nos Macs, os executivos da Apple argumentam que já possuem o melhor computador com tela touch do mundo: o iPad, que estaria totalmente otimizado para funcionar desta forma — é como se a empresa concentrasse toda a tecnologia touchscreen em telas grandes para usar na produção de seus tablets.

Outro motivo deduzível e não mencionado de forma explícita seria por conta da espessura da tela atual dos Macs. Para mantê-la fina da maneira que está hoje em dia nos modelos atuais, uma tela sensível ao toque exigiria uma readequação completa de sua estrutura, o que muito provavelmente, por consequência, impactaria em sua espessura, tornando-as ligeiramente mais grossas do que a Apple — com todo o seu histórico obsessivo pela perfeição no design de seus produtos — poderia aceitar.

Os novos computadores apresentados pela Apple em 2021 seguem sem ter uma tela touchscreen. (Reprodução/Engadget)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.