macOS Monterey 12.3 chega com Controle Universal, novos emojis e mais

macOS Monterey 12.3 chega com Controle Universal, novos emojis e mais

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2022 às 14h18
Foto: Jay Wennington (Unsplash)

A Apple lançou nesta segunda-feira (14) o macOS Monterey 12.3 para todos os usuários. O sistema estava em fase de testes há cerca de um mês e agora finalmente desembarca com novidades interessantes, como o Controle Universal (Universal Control, em inglês), novos emojis e uma adição de segurança para o iCloud.

Desta vez, a gigante de Cupertino decidiu adicionar vários recursos para tornar a experiência do cliente mais aprimorada. O Controle Universal, por exemplo, era uma promessa de lançamento do Monterey, que levou mais de seis meses para chegar no sistema operacional.

O macOS Monterey 12.3 traz finalmente o Controle Universal(Imagem: Reprodução/Apple)

Além da versão 12.3, a Maçã também trouxe uma atualização para o macOS Big Sur 11.6.5, Xcode 13.3 e o Security Update 2022-003 Catalina. No geral, esses updates focaram em correções de bugs e melhorias de segurança.

Confira as principais novidades do macOS Monterey 12.3

Controle Universal

Transferir arquivos e trabalhar com telas adicionais é possível com este recurso (Imagem: Reprodução/Apple)

Uma das novidades mais esperadas, o Universal Control permite que o usuário passe o cursor do mouse da tela do seu Mac para um iPad ou para outro Mac que esteja próximo ao seu computador. O recurso é compatível também com o iOS e iPadOS 15.4, o que torna a experiência ainda mais imersiva.

É possível selecionar um arquivo de um dispositivo e arrastá-lo diretamente para outro, como se fosse um monitor auxiliar. Essa adição permite transferir arquivos muito rapidamente, sem a necessidade de usar a nuvem ou bluetooth para trocar fotos, vídeos ou documentos.

Alguns tipos de arquivos e aplicativos podem não ter suporte total à funcionalidade de arrastar e soltar. Além disso, segundo a Maçã, certos teclados e mouses de terceiros podem ter problemas ao usar funções adicionais, como as rodas de rolagem.

Novos emojis

Esses são alguns dos novos emojis do macOS Monterey (Imagem: Emojipedia/Apple)

Os populares emojis foram aprimorados no macOS, assim como ocorreu no sistema para iPad e iPhone. Foram incluídos diferentes gestos de mãos, uma saudação, uma carinha que derrete, mais opções de gênero e algumas outras adições super bem-vindas.

São mais de 30 novidades para possibilitar que o usuário tenha mais formas de se comunicar sem o uso de palavras. Tudo isso poderá ser usado no Mail, no iMessage e em demais aplicativos instalados nos dispositivos da Maçã.

Autenticação aprimorada

Foi adicionado no Monterey o suporte aprimorado ao login com senhas entre desktops e dispositivos móveis. Segundo os desenvolvedores, a novidade permite entrar em sites e aplicativos compatíveis com senha no Mac e iPad a partir de um iPhone com uma senha salva.

Melhorias nos AirPods

Os famosos fones de ouvido da Apple poderão receber atualização de firmware quando conectados a Macs. Antes, isso só era possível quando o acessório era plugado em um iPhone ou iPad, o que poderia ser um empecilho para quem não tinha nenhum dos dois aparelhos da empresa.

Segurança no iCloud

As Chaves do iCloud foram ajustadas para entregar mais proteção ao usuário. Antes, o navegador Safari podia salvar senhas de um site específico sem atrelar nome de usuário ou e-mail de login, por isso não dava para acessar a página rapidamente.

Com a atualização, o navegador passa a exibir um pop-up na tela para que o usuário digite as credenciais manualmente, caso não consiga reconhecer automaticamente. O sistema de senhas (Keychain) fica atrelado ao iCloud e permite recuperar as informações de acesso de imediato.

Apple Pay

O Apple Pay também passou por mudanças para os desenvolvedores (Imagem: Reprodução/Clipper)

Os desenvolvedores agora podem expressar a preferência da rede de pagamento com a API "PKPaymentRequest" — a preferência de rede é determinada pela ordem das redes suportadas. Isso não substituirá a seleção de cartão padrão do usuário, mas se este for multi-SSD, a ordem de preferência determinará qual será selecionado.

Fim do suporte ao Python 2

Também com foco nos desenvolvedores, a Apple decidiu remover o suporte à linguagem de programação Python 2.7, descontinuada em 2020. Quem costumava programar nessa plataforma deve migrar para uma solução alternativa como o Python 3, nativo nos Macs.

Há outras pequenas melhorias no macOS Monterey 12.3, que certamente devem deixar o sistema operacional dos Macs ainda melhor. Notou alguma que passou batido? Interaja com os perfis do Canaltech nas redes sociais.

Fonte: Apple  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.