Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

macOS Monterey 12.3 chega com Controle Universal, novos emojis e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2022 às 14h18

Link copiado!

Foto: Jay Wennington (Unsplash)
Foto: Jay Wennington (Unsplash)

A Apple lançou nesta segunda-feira (14) o macOS Monterey 12.3 para todos os usuários. O sistema estava em fase de testes há cerca de um mês e agora finalmente desembarca com novidades interessantes, como o Controle Universal (Universal Control, em inglês), novos emojis e uma adição de segurança para o iCloud.

Desta vez, a gigante de Cupertino decidiu adicionar vários recursos para tornar a experiência do cliente mais aprimorada. O Controle Universal, por exemplo, era uma promessa de lançamento do Monterey, que levou mais de seis meses para chegar no sistema operacional.

Continua após a publicidade

Além da versão 12.3, a Maçã também trouxe uma atualização para o macOS Big Sur 11.6.5, Xcode 13.3 e o Security Update 2022-003 Catalina. No geral, esses updates focaram em correções de bugs e melhorias de segurança.

Confira as principais novidades do macOS Monterey 12.3

Controle Universal

Continua após a publicidade

Uma das novidades mais esperadas, o Universal Control permite que o usuário passe o cursor do mouse da tela do seu Mac para um iPad ou para outro Mac que esteja próximo ao seu computador. O recurso é compatível também com o iOS e iPadOS 15.4, o que torna a experiência ainda mais imersiva.

É possível selecionar um arquivo de um dispositivo e arrastá-lo diretamente para outro, como se fosse um monitor auxiliar. Essa adição permite transferir arquivos muito rapidamente, sem a necessidade de usar a nuvem ou bluetooth para trocar fotos, vídeos ou documentos.

Alguns tipos de arquivos e aplicativos podem não ter suporte total à funcionalidade de arrastar e soltar. Além disso, segundo a Maçã, certos teclados e mouses de terceiros podem ter problemas ao usar funções adicionais, como as rodas de rolagem.

Novos emojis

Continua após a publicidade

Os populares emojis foram aprimorados no macOS, assim como ocorreu no sistema para iPad e iPhone. Foram incluídos diferentes gestos de mãos, uma saudação, uma carinha que derrete, mais opções de gênero e algumas outras adições super bem-vindas.

São mais de 30 novidades para possibilitar que o usuário tenha mais formas de se comunicar sem o uso de palavras. Tudo isso poderá ser usado no Mail, no iMessage e em demais aplicativos instalados nos dispositivos da Maçã.

Autenticação aprimorada

Continua após a publicidade

Foi adicionado no Monterey o suporte aprimorado ao login com senhas entre desktops e dispositivos móveis. Segundo os desenvolvedores, a novidade permite entrar em sites e aplicativos compatíveis com senha no Mac e iPad a partir de um iPhone com uma senha salva.

Melhorias nos AirPods

Os famosos fones de ouvido da Apple poderão receber atualização de firmware quando conectados a Macs. Antes, isso só era possível quando o acessório era plugado em um iPhone ou iPad, o que poderia ser um empecilho para quem não tinha nenhum dos dois aparelhos da empresa.

Segurança no iCloud

Continua após a publicidade

As Chaves do iCloud foram ajustadas para entregar mais proteção ao usuário. Antes, o navegador Safari podia salvar senhas de um site específico sem atrelar nome de usuário ou e-mail de login, por isso não dava para acessar a página rapidamente.

Com a atualização, o navegador passa a exibir um pop-up na tela para que o usuário digite as credenciais manualmente, caso não consiga reconhecer automaticamente. O sistema de senhas (Keychain) fica atrelado ao iCloud e permite recuperar as informações de acesso de imediato.

Apple Pay

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores agora podem expressar a preferência da rede de pagamento com a API "PKPaymentRequest" — a preferência de rede é determinada pela ordem das redes suportadas. Isso não substituirá a seleção de cartão padrão do usuário, mas se este for multi-SSD, a ordem de preferência determinará qual será selecionado.

Fim do suporte ao Python 2

Também com foco nos desenvolvedores, a Apple decidiu remover o suporte à linguagem de programação Python 2.7, descontinuada em 2020. Quem costumava programar nessa plataforma deve migrar para uma solução alternativa como o Python 3, nativo nos Macs.

Há outras pequenas melhorias no macOS Monterey 12.3, que certamente devem deixar o sistema operacional dos Macs ainda melhor. Notou alguma que passou batido? Interaja com os perfis do Canaltech nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple