Publicidade

iOS 15.4 com Face ID que lê rosto de máscara, emojis novos e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2022 às 16h01

Link copiado!

Imagem: Sebastian Bednarek/Unsplash
Imagem: Sebastian Bednarek/Unsplash
Tudo sobre Apple

Após cinco atualizações experimentais, a Apple libera hoje (14) o iOS 15.4 para o grande público. O pacote inclui o suporte para desbloqueio com máscara no Face ID, dezenas de novos emojis e várias outras adições importantes para os usuários de iPhone. Além disso, foi lançado também o iPadOS 15.4 com suporte para Controle Universal.

Desbloquear com Face ID usando máscara

É nessa versão que a Apple tornou o Face ID capaz de reconhecer o usuário mesmo que ele esteja usando máscara e sem precisar de um Apple Watch por perto. A função requer que o dono do aparelho faça um novo escaneamento do rosto (desta vez, com o acessório) para funcionar.

Continua após a publicidade

O desbloqueio com máscara, porém, funciona apenas com os iPhones 12 e 13, provavelmente devido a limitações do componente de escaneamento. Se este for o caso, a Apple não deve expandir o recurso para modelos mais antigos.

Emojis

Foram adicionados 37 novos emojis e 75 variações de pele para figurinhas já incluídas no catálogo. O conjunto é derivado do padrão Unicode 14, composto por expressões como “rosto derretendo”, “surpreso”, “indicador apontado para frente”, “coração com os dedinhos” e vários outros.

Continua após a publicidade

Notificações de sites da internet

O iOS 15.4 finalmente permite que sites da web enviem notificações push para o iPhone. Essa opção é especialmente útil para os leitores assíduos de artigos online e que gostam de ficar em dia com os conteúdos publicados por sites específicos.

Nova voz da Siri

Continua após a publicidade

Para os falantes do inglês, há mais uma nova opção de voz para a Siri. Segundo a Apple, essa alternativa foi gravada por um membro da comunidade LGBTQIA+ com o propósito de criar mais representatividade e inclusão.

Controle Universal

No iPadOS 15.4, a maior adição é o Controle Universal. A ferramenta foi revelada pela Apple logo na apresentação do sistema, mas foi adiada várias vezes mesmo com grande apelo do público. Basicamente, o recurso permite utilizar Macs e iPads e utilizar como se fosse uma máquina só, com os mesmos periféricos (mouse, teclado e trackpad) e capacidades de “arrastar e soltar” para mover e copiar arquivos.

Continua após a publicidade

Adições menores

As novidades do iOS 15.4 não acabam aí. Para resumir as mudanças menores, o Canaltech destaca as principais:

  • O gerenciador de senhas do iCloud foi refinado e não mais salva senhas sem logins. Além disso, dá para fazer anotações para ajudar a lembrar de credenciais;
  • O Live Text agora permite copiar textos de uma imagem e adicionar diretamente numa anotação ou lembrete;
  • O aplicativo Wallet recebeu um novo widget para quem usa o Apple Card;
  • Para evitar stalkers, o app Buscar recebeu mais opções de notificação e alertas de segurança;
  • A Siri pode informar data e hora mesmo offline nos iPhones XS, XR, 11 ou mais recentes.
Continua após a publicidade

Atualização chega gradativamente

O update é distribuído para todos os celulares compatíveis com o iOS 15 e o iPhone deve enviar uma notificação assim que detectar o download disponível. Se não tiver aparecido para você ainda, vale fazer uma varredura manual em “Atualizações de software” no menu de Configurações.

Fonte: Apple