Como redefinir o Dock do Mac

Como redefinir o Dock do Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 09 de Julho de 2021 às 09h00
Imagem: Abdullah Bin Mubarak/Pexels

O tradicional Dock – barra de aplicativos, recursos e documentos do macOS – está presente em computadores da Apple desde o lançamento da primeira versão do Mac OS X, em 2001. Desde então, a ferramenta passou por diversas modificações de layout e ganhou novas funcionalidades, ainda se mantendo como um dos locais mais convenientes de acesso a apps do sistema.

Além da praticidade que a ferramenta oferece, também é bastante fácil de personalizar o Dock para inserir apps e arquivos que você mais utiliza no dia a dia; assim como remover aqueles que praticamente não são utilizados. Entretanto, você pode querer retroceder as modificações feitas cansar do visual que deu e desejar reconfigurar para a aparência original.

Não há como usar o ⌘Command + z, porém, existe um comando simples no app Terminal para redefinir o Dock, como se você estivesse usando o macOS pela primeira vez. Vale mencionar que nenhum dos aplicativos adicionados ao Dock serão desinstalados do sistema, assim com qualquer arquivo ou item. Confira nosso tutorial abaixo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Resetando o Dock do Mac

Passo 1: no Finder, abra a pasta "Aplicativos" > "Utilitários" > "Terminal".

Abra o aplicativo Terminal no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: digite o código: defaults "delete com.apple.dock; killall Dock" (sem aspas). Depois, pressione Return.

Digite o código indicado no passo acima para redefinir o Dock à formatação padrão - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pronto! Instantaneamente o Dock irá retornar ao tamanho original e colocará todos os aplicativos alinhados na forma padrão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.