Como redefinir o Dock do Mac

Como redefinir o Dock do Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 09 de Julho de 2021 às 09h00
Imagem: Abdullah Bin Mubarak/Pexels

O tradicional Dock – barra de aplicativos, recursos e documentos do macOS – está presente em computadores da Apple desde o lançamento da primeira versão do Mac OS X, em 2001. Desde então, a ferramenta passou por diversas modificações de layout e ganhou novas funcionalidades, ainda se mantendo como um dos locais mais convenientes de acesso a apps do sistema.

Além da praticidade que a ferramenta oferece, também é bastante fácil de personalizar o Dock para inserir apps e arquivos que você mais utiliza no dia a dia; assim como remover aqueles que praticamente não são utilizados. Entretanto, você pode querer retroceder as modificações feitas cansar do visual que deu e desejar reconfigurar para a aparência original.

Não há como usar o ⌘Command + z, porém, existe um comando simples no app Terminal para redefinir o Dock, como se você estivesse usando o macOS pela primeira vez. Vale mencionar que nenhum dos aplicativos adicionados ao Dock serão desinstalados do sistema, assim com qualquer arquivo ou item. Confira nosso tutorial abaixo.

Resetando o Dock do Mac

Passo 1: no Finder, abra a pasta "Aplicativos" > "Utilitários" > "Terminal".

Abra o aplicativo Terminal no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: digite o código: defaults "delete com.apple.dock; killall Dock" (sem aspas). Depois, pressione Return.

Digite o código indicado no passo acima para redefinir o Dock à formatação padrão - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pronto! Instantaneamente o Dock irá retornar ao tamanho original e colocará todos os aplicativos alinhados na forma padrão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.