Publicidade

Como ver pastas e arquivos ocultos no Mac

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  | 

Compartilhe:
Foto: Wesson Wang (Unsplash)
Foto: Wesson Wang (Unsplash)

As pastas e arquivos ocultos do Mac têm um propósito para virem desta maneira: caso você apague alguma coisa por engano, é possível que, dependendo do que foi apagado, a sua máquina sofra sérios danos na performance. Para corrigir isso, a melhor forma seria apenas reinstalando o todo o sistema. Por isso, muita atenção ao acessá-las.

Dentre as pastas ocultas do macOS, a mais conhecida é a Biblioteca (ou Library), que muitos usuários acessam para poder alterar configurações bloqueadas pelo sistema e customizar ajustes de uma série de aplicativos e programas.

Estes ajustes personalizados, no entanto, podem ser difíceis de serem revertidos e corrigidos. Mais uma vez, por este motivo, a Apple tem dificultado o seu acesso a usuários menos experientes e mantido a pasta Biblioteca oculta no sistema desde 2011, no lançamento do macOS X 10.7 Lion.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outro motivo para manter, não só a pasta Biblioteca, como também outras pastas e arquivos importantes do sistema, de forma oculta no Finder é por segurança, pois ajuda a evitar sua exposição em caso de ciberataques ou da invasão de vírus e malwares no sistema do seu Mac.

Caso você precise verificar ou ajustar alguma configuração nas pastas e arquivos ocultos do seu Mac, veja como fazer isso no tutorial abaixo:

  1. Antes de qualquer coisa, vamos confirmar que a pasta principal de acesso de usuário está ativada para aparecer na barra lateral do Finder do seu Mac. Caso já esteja, pule para o Passo 3. Caso não esteja, abra as Preferências do Finder, clicando em Finder > Preferências no menu do topo esquerdo da sua tela;

  2. Na aba de "Barra Lateral", localize a pasta de acesso de usuário do seu Mac (o ícone dela é uma casa) e selecione para que ela apareça na barra lateral do Finder;

  3. Acesse a pasta de acesso de usuário e aperte simultaneamente: ⇧ Shift + ⌘ Command + ponto final (é a mesma tecla do símbolo ">" no teclado do Mac);

  4. E pronto, você vai notar que as pastas e arquivos ocultos do sistema do seu Mac vão aparecer de forma "transparente" na tela com uma certa opacidade nos ícones. Mais uma vez, tome muito cuidado ao explorá-las. Para ocultá-las de volta, aperte: ⇧ Shift + ⌘ Command + ponto final novamente e elas vão sumir do Finder como antes.