Como criar uma nota rápida no Mac

Como criar uma nota rápida no Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 01 de Novembro de 2021 às 16h00
Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

O recurso da Nota Rápida é uma das grandes novidades anunciadas para o app Notas do iPadOS 15 e que também chegou ao macOS Monterey. Ele permite ao usuário acessar rapidamente um painel de anotações que fica sempre disponível na tela, evitando interrupções no seu fluxo de atividades.

Como abrir uma nota rápida

No Mac, o atalho para Nota Rápida fica posicionado no canto inferior direito da tela e, ao abri-la, funciona de forma sobreposta aos outros aplicativos. Ou seja, você pode ver um vídeo sobre receitas gastronômicas enquanto faz anotações na tela simultaneamente. Genial, não é mesmo?

O Monterey também permite personalizar a área da tela que seja mais conveniente para acioná-lo. Então, confira como abrir uma Nota Rápida no Mac e, ainda, como escolher o canto da tela ideal para usá-lo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Arraste o mouse para o canto inferior da tela

Para começar a fazer anotações rápidas pelo recurso, basta arrastar o ponteiro do mouse para o canto inferior da tela. Depois, ao aparecer a janela da Nota Rápida, clique para expandi-la na tela.

Crie uma Nota Rápida arrastando o mouse para o canto inferior direito da tela - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Note que a Nota Rápida conta com as mesmas ferramentas utilizadas no app Notas e, além disso, também permite criar links instantâneos diretamente pelo navegador Safari, no app Fotos, Mensagens e outros.

Adicione links rapidamente pela Nota Rápida - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Para salvar a anotação, basta tocar no botão vermelho de encerrar. As suas anotações ficam salvas no Notas automaticamente e aparecerá nos seus dispositivos Apple com a mesma conta iCloud.

Veja suas notas rápidas armazenadas no app Notas - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

E como se não fosse tão prático, você também pode salvar uma seleção de texto do Safari diretamente em uma Nota Rápida. No navegador, selecione um texto, clique com o botão direito e escolha a opção "Adicionar à Nota Rápida".

Adicione um texto em uma nota rápida de forma prática - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Se quiser salvar toda a página, vá ao botão "Compartilhar" (próximo à barra de endereços) e clique em "Adicionar à Nota Rápida".

Salve páginas inteiras do Safari em uma Nota Rápida - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Altere o canto de tela para acionar a Nota Rápida

Se o canto direito da tela do Mac não for o local mais conveniente para acionar o atalho, você pode ajustá-lo para alguns dos três cantos que desejar. Vá ao app Preferências do Sistema, clique em "Mission Control" e, canto inferior esquerdo, escolha a opção "Cantos de Acesso Rápido...". Por fim, abra o menu em um dos cantos e escolha por "Noa Rápida".

Modifique o posicionamento do atalho para a Nota Rápida - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Abra uma Nota Rápida com um atalho do teclado

Você pode utilizar apenas o seu teclado ao invés do mouse para abrir uma Nota Rápida. Para isso, basta usar as combinações padrões FN + Q. Se quiser modificá-lo, abra o app Preferências do Sistema, vá em "Teclado, abra a aba "Atalhos" e selecione a opção "Nota Rápida.

Modifique o atalho de teclado para abrir uma Nota Rápida - Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Agora, escolha a combinação de teclas que achar mais conveniente e aproveite os benefícios do novo recurso do app Notas para o Monterey!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.