Como compartilhar uma pasta pela rede local no Mac
Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 26 de Julho de 2021 às 10h50
Configurar o compartilhamento de arquivos em rede parece ser um trabalho feito apenas para uma pessoa especializada em informática, certo? A resposta é não. Com um Mac, qualquer usuário pode facilmente compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas e formar uma rede de troca de arquivos.
- Como impedir que o brilho da tela do Mac diminua com a falta de bateria
- Como usar um iPhone como mouse do Mac
- Como limpar corretamente o MacBook
- Como proteger documentos com senha no iPhone, iPad e Mac
Além de colocar o seu Mac disponível em rede, você também pode determinar quais usuários podem ter acesso específico a determinadas pastas. Isso é ideal para quem precisa criar um grupo de trabalho colaborativo e determinar quem pode ter acesso a pastas, documentos, planilhas e outros formatos de arquivo em uma empresa ou startup.
Confira, abaixo, como iniciar o compartilhamento de arquivos em rede local no Mac.
Configurando o compartilhamento em rede no Mac
Passo 1: na barra de menus superior, entre no menu Apple. Em seguida, clique em "Preferências do Sistema..." > "Compartilhamento".
Passo 2: clique na opção "Compartilhar Arquivos".
Passo 3: em "Pastas Compartilhadas", clique no botão "+" para adicionar uma pasta específica a ser compartilhada.
Note que a pasta "Pública" de cada usuário é compartilhada ao iniciar a configuração do recurso. Para evitar isso, basta clicar no botão "-" para removê-la da rede.
Passo 4: em "Usuários", clique no botão "+" para adicionar um computador que esteja conectado na mesma rede ou um usuário de contato. Lembre-se de que, por padrão, qualquer usuário cadastrado em "Usuários e Grupos" podem se conectar ao Mac através da rede. O usuário com conta de administrador tem acesso à sua conta no Mac. Caso queira remover uma pessoa, basta selecioná-la em "Usuários" e clicar no botão "-".
Ainda neste passo, para dar acesso a uma pasta apenas para uma pessoa ou grupo específico, selecione-a em "Pastas Compartilhadas", clique no botão "+" em "Usuários" e siga uma das opções abaixo:
- Adicione usuários ou grupos de todos os usuários do Mac: na lista à esquerda, selecione "Usuários e Grupos. Na lista à direita, selecione um ou mais nomes e clique em "Selecionar".
- Adicione usuários ou grupos de todo mundo na rede: na lista à esquerda, selecione "Usuários de Rede". Na lista à direita, selecione um ou mais nomes e clique em "Selecionar".
- Adicione uma pessoa da sua lista de contatos e cria uma conta de compartilhamento para ela: na lista à esquerda, selecione "Contatos". Na lista à direita, escolha um contato, clique em "Selecionar", digite uma senha e clique em "Criar Conta".
Passo 6: especifique o nível de acesso para cada usuário. Basta selecioná-lo na lista "Usuários", clicar no menu ao lado do nome e escolher um dos seguintes níveis:
- "Leitura e Gravação": o usuário apenas pode ver e copiar arquivos para a pasta.
- "Somente Leitura": apenas é permitido ao usuário ver o conteúdo da pasta, mas não pode copiar ou modificá-los.
- "Somente gravação (Caixa de Depósitos)": o usuário pode copiar arquivos para a pasta, mas não pode visualizá-lo.
Caso queira que um usuário compartilhe arquivos com o Windows, basta ir em "Opções", na tela do "Comparilhamento", selecionar "Compartilhar arquivos e pastas usando SMB" e selecionar a conta abaixo. Fácil, não é mesmo?