Como compartilhar uma pasta pela rede local no Mac

Como compartilhar uma pasta pela rede local no Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 26 de Julho de 2021 às 10h50
Imagem: Tranmautritam/Pexels

Configurar o compartilhamento de arquivos em rede parece ser um trabalho feito apenas para uma pessoa especializada em informática, certo? A resposta é não. Com um Mac, qualquer usuário pode facilmente compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas e formar uma rede de troca de arquivos.

Além de colocar o seu Mac disponível em rede, você também pode determinar quais usuários podem ter acesso específico a determinadas pastas. Isso é ideal para quem precisa criar um grupo de trabalho colaborativo e determinar quem pode ter acesso a pastas, documentos, planilhas e outros formatos de arquivo em uma empresa ou startup.

Confira, abaixo, como iniciar o compartilhamento de arquivos em rede local no Mac.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Configurando o compartilhamento em rede no Mac

Passo 1: na barra de menus superior, entre no menu Apple. Em seguida, clique em "Preferências do Sistema..." > "Compartilhamento".

Acesse a pasta de compartilhamento nas preferências do Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: clique na opção "Compartilhar Arquivos".

Ative a caixa de seleção para compartilhar arquivos com outras pessoas em rede - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: em "Pastas Compartilhadas", clique no botão "+" para adicionar uma pasta específica a ser compartilhada.

Adicione pastas para compartilhar em rede com outras pessoas - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Note que a pasta "Pública" de cada usuário é compartilhada ao iniciar a configuração do recurso. Para evitar isso, basta clicar no botão "-" para removê-la da rede.

Passo 4: em "Usuários", clique no botão "+" para adicionar um computador que esteja conectado na mesma rede ou um usuário de contato. Lembre-se de que, por padrão, qualquer usuário cadastrado em "Usuários e Grupos" podem se conectar ao Mac através da rede. O usuário com conta de administrador tem acesso à sua conta no Mac. Caso queira remover uma pessoa, basta selecioná-la em "Usuários" e clicar no botão "-".

Clique no botão indicado para adicionar pessoas para acesso às pastas em rede - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Ainda neste passo, para dar acesso a uma pasta apenas para uma pessoa ou grupo específico, selecione-a em "Pastas Compartilhadas", clique no botão "+" em "Usuários" e siga uma das opções abaixo:

  • Adicione usuários ou grupos de todos os usuários do Mac: na lista à esquerda, selecione "Usuários e Grupos. Na lista à direita, selecione um ou mais nomes e clique em "Selecionar".
  • Adicione usuários ou grupos de todo mundo na rede: na lista à esquerda, selecione "Usuários de Rede". Na lista à direita, selecione um ou mais nomes e clique em "Selecionar".
  • Adicione uma pessoa da sua lista de contatos e cria uma conta de compartilhamento para ela: na lista à esquerda, selecione "Contatos". Na lista à direita, escolha um contato, clique em "Selecionar", digite uma senha e clique em "Criar Conta".
Crie uma senha para a conta que criar a um contato para ela ter acesso à rede - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 6: especifique o nível de acesso para cada usuário. Basta selecioná-lo na lista "Usuários", clicar no menu ao lado do nome e escolher um dos seguintes níveis:

  • "Leitura e Gravação": o usuário apenas pode ver e copiar arquivos para a pasta.
  • "Somente Leitura": apenas é permitido ao usuário ver o conteúdo da pasta, mas não pode copiar ou modificá-los.
  • "Somente gravação (Caixa de Depósitos)": o usuário pode copiar arquivos para a pasta, mas não pode visualizá-lo.
Determine o nível de acesso do usuário seguindo as especificações explicadas neste passo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Caso queira que um usuário compartilhe arquivos com o Windows, basta ir em "Opções", na tela do "Comparilhamento", selecionar "Compartilhar arquivos e pastas usando SMB" e selecionar a conta abaixo. Fácil, não é mesmo?

Coloque o compartilhamento de pastas em rede para usuários com Windows conseguirem acessá-lo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.