Como ativar o Modo Escuro no iPhone e iPad

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 03 de Maio de 2021 às 14h20
Foto: Alvaro Reyes (Unsplash)

Antes do Modo Escuro ser de fato lançado, muitos usuários da maçã se aproveitavam de um recurso de acessibilidade do iOS pouco conhecido para inverter as cores da tela, tornando fundos brancos em pretos, em uma espécie de "modo escuro improvisado".

No final de 2019, com a apresentação do iOS 13 e do iPadOS 13, o dark mode foi oficialmente lançado para o iPhone e iPad. Este recurso, muito aguardado por muitos usuários, não só melhora a usabilidade dos apps durante a noite ou em locais escuros, como também ajuda a economizar a bateria do dispositivo, pelo fato de usar muito menos luz da tela com os tons escuros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além destes benefícios, o recurso ainda conta com uma função automática opcional, que é baseada no fuso horário do seu local - ou seja, durante o dia, desde o amanhecer, o modo claro estará ativado. Já ao anoitecer, o Modo Escuro é automaticamente ativado.

No entanto, também existe a questão de preferência do usuário: boa parte de quem utiliza o Modo Escuro também o ativa durante o dia. Esta escolha pode ser feita em ocasiões pontuais - ao ativá-lo durante a tarde, mas mantendo a opção automática, o modo claro vai voltar automaticamente assim que o sol nascer no dia seguinte.

Veja como ativar o Modo Escuro no seu iPhone ou iPad - e também como adicionar o atalho do recurso à sua Central de Controle, para poder alternar entre os ambientes claro e escuro de maneira rápida e simples quando você quiser:

No iPhone

Passo 1: entre em Ajustes do seu iPhone e clique na opção de "Tela e Brilho".

Vá em Ajustes > Tela e Brilho. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: a tela vai se abrir com as opções de Tela e Brilho. Caso opte por manter a opção "Automática" ativada, o seu iPhone vai automaticamente trocar entre os modos claro e escuro, conforme o sol nascer e se por - naturalmente, baseado no seu fuso horário. Ou então, desative a opção "Automática" para manter a aparência clara ou escura de forma definitiva.

Defina a aparência de sua preferência. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: caso você altere para o Modo Escuro durante o dia e mantenha a opção "Automática" ativada, o iPhone automaticamente voltará ao tema claro assim que amanhecer no dia seguinte. Portanto, para manter a troca de aparência no modo manual, desative a opção de "Automático".

Defina se quer ativar o modo automático do recurso. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: agora volte para o menu principal de Ajustes e entre em Central de Controle.

Agora vá em Ajustes > Central de Controle. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: nas opções da Central de Controle, procure por "Modo Escuro" e adicione este atalho à Central de Controle do seu iPhone.

Adicione o Modo Escuro à Central de Controle do seu iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: agora quando você quiser trocar de aparência de modo rápido e prático, basta arrastar a tela para baixo para abrir a Central de Controle e clicar na opção de "Modo Escuro" - seja para ativá-lo durante o dia, ou desativá-lo durante a noite.

Abra a Central de Controle para alternar entre os modos claro e escuro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

No iPad

Passo 1: entre em Ajustes do seu iPad e clique na opção de "Tela e Brilho".

Vá em Ajustes > Tela e Brilho. Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: na lateral direita da sua tela, vai se abrir as opções de Tela e Brilho. Caso opte por manter a opção "Automática" ativada, o seu iPad vai automaticamente trocar entre os modos claro e escuro, conforme o sol nascer e se por - naturalmente, baseado no seu fuso horário. Ou então, desative a opção "Automática" para manter a aparência clara ou escura de forma definitiva.

Defina a aparência de sua preferência. Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: caso você altere para o Modo Escuro durante o dia e mantenha a opção "Automática" ativada, o iPad automaticamente voltará ao tema claro assim que amanhecer no dia seguinte. Portanto, para manter a troca de aparência no modo manual, desative a opção de "Automático".

Defina se quer ativar o modo automático do recurso. Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: agora volte para o menu principal de Ajustes e entre em Central de Controle.

Agora vá em Ajustes > Central de Controle. Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 5: na lateral direita da sua tela, vai se abrir as opções da Central de Controle. Procure por "Modo Escuro" e adicione este atalho à Central de Controle do seu iPad.

Adicione o Modo Escuro à Central de Controle do seu iPad. Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 6: agora quando você quiser trocar de aparência de modo rápido e prático, basta abrir a Central de Controle e clicar na opção de "Modo Escuro" - seja para ativá-lo durante o dia, ou desativá-lo durante a noite.

Abra a Central de Controle para alternar entre os modos claro e escuro. Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.